Variedades 4 meses atrás | Nicolau Piratininga

A fantástica fábrica de molduras

Nicolau Piratininga é especialista em conservação de acervos e montagens fine art.

por Revista FHOX

Alguns filmes marcaram minha infância e adolescência: Rambo I, Star Wars, Goonies, Curtindo a vida adoidado, Imensidão Azul e a Fantástica Fábrica de Chocolates. Cada um deles tem um motivo para estar nesta lista, e para citar alguns, posso falar de Goonies, que me fez pedir uma bicicleta BMX de aniversário, de Imensidão Azul, pela lembrança de ter ido pela primeira e única vez com meus avós maternos ao cinema.

Outro filme marcante foi A Fantástica Fábrica de Chocolate, que é um sonho que acabei realizando neste ano de 2019. Sempre quis ter o bilhete dourado do Sr. Wonka e visitar uma fábrica incrível de chocolates. Não ganhei um bilhete dourado, muito menos visitei uma fábrica de chocolate, mas estive dentro da maior fábrica de molduras da América Latina e tive o privilégio de conhecer o processo encantador da produção de molduras para quadros.

Quando um quadro vai para a parede, é difícil imaginar quantas pessoas estiveram envolvidas
com ele, pois desde o setor de desenvolvimento, da aquisição da madeira, da usinagem e dos
processos de acabamento até a embalagem, a cadeia é maravilhosa, com muitas etapas artesanais e também com tecnologia e responsabilidade sustentável.

Um dos projetos que mais me marcaram foi o das celebrações de 58 anos da empresa, em que tive a oportunidade de andar pela fábrica com meu celular para tirar fotos e gravar vídeos dos processos e das pessoas envolvidas na sua realização. O fato de produzir o conteúdo para a campanha de aniversário apenas com meu celular foi a maneira mais fácil de conseguir deixar os colaboradores mais soltos e menos intimidados em fazer seus depoimentos.

Em cada setor que estive aprendia sobre a etapa e sentia o carinho com que cada funcionário executava o seu trabalho. Acho que o fato de saber que aquele produto que ele estava ajudando a elaborar, no final de tudo serviria para decorar uma casa, enfeitar um escritório, emoldurar uma foto ou obra de arte ou até fazer parte de uma grande exposição fazia-o sentir-se orgulhoso.

Conhecer a fantástica fábrica de molduras foi uma etapa linda de um ciclo que completei. Antes, já tinha conhecido uma fábrica de vidros museológicos e uma produção de passepartout em Chicago, USA. Também tive a chance de conhecer a linda manufatura de papel fine art na Alemanha e, agora, orgulhosamente, em Braço do Norte, Santa Catarina, aqui no Brasil, as melhores molduras. Todo esse encantamento absorvi para mim e gerei imagens que foram além da memória do meu
celular, além da nuvem e do Instagram, estão guardadas no meu coração.