Variedades 4 meses atrás | Thalita Monte Santo

5 frases que nenhum fotógrafo aguenta mais ouvir

por Revista FHOX

Fotógrafo deveria ir direto para o céu, sem nenhuma intervenção ou questionamento. Além das dores nas  costas e noites sem dormir editando fotos, muitas vezes o profissional precisa ser um monge budista para evitar brigas ou chateações.

Se você é fotógrafo e está lendo esse post, aproveite para dar boas risadas e saber que não está sozinho. Mas se você é amigo de um fotógrafo (ou quer ser amigo de um) conheça cinco coisas que você jamais deve dizer para não estragar a relação de vocês:

 

“Também, com uma câmera igual a sua…”

Não, não é a câmera que faz a diferença, mas sim o olhar, a técnica e o cuidado que o profissional tem para fazer uma boa foto. Cuidado ao mandar essa, é uma das frases campeãs em términos de amizade.

 

“Vou fazer uma festinha lá em casa. Você está convidado (a). Pode levar sua câmera?”

Convide seu amigo fotógrafo para a festa, não para que ele trabalha e registre os momentos dos outros convidados. Pode parecer que você só quer a presença dele por conta do equipamento.

 

“Nossa, todo esse valor só para apertar um botão?”

Não, não e não! Fotografar não é só apertar um botão. Para isso, é preciso investimento, estudo – muito estudo – e trabalho duro. Nenhum profissional vai cobrar aquilo que ele acha que seu empenho e talento não merecem.

 

“Me manda logo aquelas fotos, quero editar, colocar um filtro bem bonito e postar no Instagram”

Essa pessoa, não seja essa pessoa! Se um fotógrafo fez as suas fotos e ficou de te mandar, calma, ele vai te mandar. Existe todo um trabalho de seleção de imagens, tratamento e correção. É quase como um ritual para o profissional. Dói no coração ver as imagens, que foram tratadas com tanto zelo, totalmente rebuscadas e cheias de filtros.

 

“Se você tirar algumas fotos minhas, deixo você usar no seu portfólio”

Essa é uma das mais comuns e também uma das que mais aborrecem, pois pode, muitas vezes, ser confundida como desvalorização do trabalho do fotógrafo. Tente evitar.

 

E ai, já passou por alguma situação e acabou ouvindo alguma frase dessas? Conta pra gente!