Variedades 11 meses atrás | Mozart Mesquita

Ivan Cash: criatividade a serviço do engajamento

Atração do próximo Congresso Fotografar, Ivan Cash usa foto e principalmente vídeo para propagar mensagens poderosas.

por Revista FHOX

Por Mozart Mesquita

A edição 190 da FHOX traz uma matéria completa sobre Ivan Cash na editoria Variedades.

Ivan Cash será palestrante no próximo Congresso Fotografar de 2018. Os filmes e projetos que produz abordam, de forma muito inteligente, inúmeros itens da lista de distorções que cercam nossa sociedade nos dias de hoje: preconceitos de todos os tipos, excessos dos mais variados, invisibilidades, notícias falsas, escapismos e exageros, que muitas vezes estão à nossa frente e não percebemos.

Ele foi indicado por Ji Lee, criativo do Facebook, que fez palestra histórica no Congresso Fotografar 2016 e depois deu um workshop que até hoje, quando as pessoas me encontram, dizem: “Uau, aquilo mudou minha forma de ver as coisas”. Bingo!

Essa habilidade do Ji, Ivan sorveu com maestria, já que é pupilo dele. Em um de seus projetos recentes, que gerou um filme genial, Ivan propõe o ‘hackeamento’ dos dicionários impressos na região da Baía de São Francisco, na Califórnia. O ‘hack’ gira em torno da palavra casamento e sua definição antiquada de gêneros que se amam. A repercussão passou pelo noticiário da TV, bombou na internet e foi parar na fabricante de dicionários que, obviamente, reviu seus conceitos.

Em pelos menos dois de seus inteligentes questionamentos que se tornaram projetos e que depois viraram registros através de vídeos muito simples, mas extremamente bem montados e editados, Ivan nos faz pensar sobre o que estamos fazendo com nossos celulares.

Crédito: Cash Studios
Crédito: Cash Studios
Crédito: Cash Studios
Crédito: Cash Studios

Numa outra de suas mensagens, que pode ser conferida numa palestra no Youtube, Ivan toca fundo na questão da comunicação no mundo de hoje e sobre a necessidade de fazer Ads para seres humanos, não para consumidores. Simples, nas palavras e projetos dele, mas ainda longe de entendimento geral, principalmente pelas marcas e diretores de marketing.

Um dos últimos vídeos que dirigiu para um projeto de uma organização não governamental, apoiado pelo Google, diz muito sobre sua visão de mundo. A entidade chamada de 826 Valencia, de São Francisco, atua na educação e na inserção de crianças carentes à sociedade. Chamado “A Planet Ruled By Love”, o filme retrata a criação de um mundo virtual sugerido pelas palavras das crianças, e como o título diz, regido pelo amor. Nada mais emocionante para os dias difíceis que vivemos hoje. Mas Ivan mostra com seu trabalho que está ali firme e forte no propósito de inspirar pessoas a lutarem por um mundo melhor, usando seu trabalho para atestar isso.

Confira o vídeo “A Planet Ruled By Love” abaixo:

Ainda não muito conhecido no Brasil, país que visitará pela primeira vez ano que vem, Ivan merece ter seu trabalho mais conhecido. Acesse: http://www.ivan.cash.com para um entendimento ainda maior do porquê sua palestra será imperdível.