Conheça o ImageCon - Conferência do Imaginário

14 capas de álbuns famosos e seus fotógrafos

Para os fãs de música, a capa dos discos é tão interessante quanto as canções e muitas vezes nós não sabemos quem fotografou e produziu as imagens. Pensando nisso, separamos algumas das capas mais famosas do meio musical e contamos pra você de quem são as imagens; confira:

“Elvis Presley” – Elvis Presley (1956)

Durante a segunda aparição de Elvis Presley no Forte Homero W. Hesterly Armory, Tampa – Flórida, o fotógrafo local William V. ‘Red’ Robertson foi contratado para fazer uma série de fotos. Uma delas, comumente referida como a foto de “amígdala”, seria mais tarde usada como capa do primeiro Elvis Presley e usada extensivamente em jornais e gravuras para promover shows.

Elvis Presley “Elvis Presley”

“The Velvet Underground” – The Velvet Underground” (1969) 

As imagens da frente e de trás do álbum são fotos tiradas pelo artista Billy Name, que vivia no estúdio de Andy Warhol em Nova York ’The Factory’ na época em que o álbum foi lançado. Ele é citado por Lou Reed na música ‘That`s The Story Of My Life’.

The Velvet Underground “The Velvet Underground”

“Abbey Road” – The Beatles (1969)

Iain Macmillan conhecia os Beatles por trabalhos feitos com Yoko Ono. E para ele foi dada a missão de fotografar a capa de Abbey Road. Alguns policiais fecharam a rua para que os músicos pudessem atravessar sem maiores problemas. A foto também gerou a lenda de que Paul McCartney estaria morto, vítima de um acidente de moto, em 1966. Alguns elementos na imagem de Abbey Road deram motivo, por muito tempo, para especulações: ele está com os olhos fechados, o passo trocado em relação aos dos companheiros de banda e segura o cigarro com a mão direita, sendo que McCartney é canhoto.

Abbey Road - The Beatles

“She’s so Unusual” – Cyndi Lauper (1983)

A capa do álbum de estreia de Cyndi foi feita por ninguém menos do que Annie Leibovitz. O álbum é uma mistura de músicas agitadas e baladas com um pop precursor e característico dos anos 80. “She’s So Unusual” foi um sucesso estrondoso.

Cyndi Lauper - She's so Unusual

“Meat Is Murder” – The Smiths (1985)

A imagem original foi tirada em 1967 – o fuzileiro naval Michael Wynn carregava a frase “faça guerra, não amor” em seu capacete – e tirada do documentário “In the year of the Pig” de Emile de Antonio. A banda alterou a frase para “Meat is Murder”, carne é assassinato na tradução, para o álbum de 85.

The Smiths - “Meat Is Murder”

“True Blue” – Madonna (1986)

True Blood é o terceiro álbum da rainha do pop. A capa do disco foi fotografada por Herb Ritts. Jeri Heiden, que trabalhava no departamento de arte da Warner Bros., editou a fotografia e a torno compatível com a de uma capa de álbum.
madonna-true-blue-cd-cover

“Aladdin Sane” – David Bowie (1973)

Uma das fotos mais icônicas e capa de um doa de David Bowie foi tirada por Brian Duffy, que também colaborou com o cantor em outros projetos, como Ziggy Stardust, The Man Who Fell to Earth, Scary Monsters (and Super Creeps) e Lodger

David Bowie - Aladdin Sane

“Physical Graffiti” – Led Zeppelin (1975)

A capa de “Physical Graffiti” é a fotografia de um prédio simétrico de cinco andares, bem ao estilo de cortiços típicos de Nova York, fotografado pelo designer Peter Corriston, que enquadrou a simetria da construção.

Physical Graffiti - Led Zeppelin

“Ramones” – The Ramones (1976)

Responsável pela foto que virou capa do disco, a fotógrafa Roberta Bayley passou muito tempo com a banda e ajudou a definir a imagem não apenas dos Ramones, mas de toda a cena punk em NY durante os anos 70.

The Ramones “Ramones”

“Nightclubbing” – Grace Jones (1981)

A capa do que é considero o melhor álbum da carreira de Grace Jones foi feita pelo fotógrafo Jean-Paul Goude. A imagem se tornaria icônica e símbolo de uma artista que representou a androginia como nenhuma outra.

Grace Jones - Nightclubbing

“Nevermind” – Nirvana (1991)

Nevermind é o segundo álbum de estúdio da banda. Na época, o fotógrafo Kirk Weddle está só começando a carreira, não foi muito bem pago, não entendeu muito bem o conceito de fotografar um bebê debaixo d’água e não conhecia a banda. A icônica foto completou 25 anos este ano.

nirvana-nevermind-coverjpg-a0e38ec15e68206d

“Elastica” – Elastica (1995)

Quem produziu a foto do álbum de estreia da Elastica foi o renomado fotógrafo de moda alemão Juergen Teller, que trabalhou com artistas como Sinead O`Connor, Bjork e Elton John.

Elastica “Elastica”

“Silent Alarm” – Bloc Party (2005)

A paisagem de inverno foi capturada pelo freelance Ness Sherry e expressa um tema de isolamento, solidão e depressão. Um negativo da mesma fotografia foi usada mais tarde em ‘Silent Alarm Remixed’.

Bloc Party “Silent Alarm”

“Back To Black” – Amy Winehouse (2006)

A foto foi tirada em um quarto preto na casa da fotógrafa Misha Richter em Kendal Rise, com a porta dos armários pintadas com tinta que imita quadro negro. Foi a última foto tirada no dia, com as primeiras luzes da noite entrando pela janela da sacada à direita.

Amy Winehouse “Back To Black”