Portfólio 21h atrás | Thalita Monte Santo

África e os sonhos personificados nas fotografias de Viviane Sassen

"Eu amo a fluidez do que a fotografia pode ser"

por Revista FHOX

Para a fotógrafa Viviane Sassen, o mundo dos sonhos e da vida real estão inextricavelmente ligados – especialmente quando se trata das imagens que ela cria. E a capacidade de penetrar na corrente subconsciente é a força motriz de seu trabalho.

“Eu sempre tive sonhos muito vívidos”, diz ela. “Eu os escrevo em livros, o que faço desde criança. Tenho a sensação de que o mundo dos sonhos é igualmente importante para o mundo desperto”, conta.

Viviane SassenA fotógrafa holandesa, conhecida por seu trabalho em moda e arte, também tem influências do surrealismo em suas obras, que se tornam ainda mais aparentes com figuras abstratas. Além disso, fazem parte da assinatura visual de Sassen, colagens de fotos, uso de espaço negativo e justaposições bizarras.

 

Viviane Sassen

“Eu amo a fluidez do que a fotografia pode ser”, explica. “Meu trabalho é sempre informado pelo que eu experimento”, acrescenta ela.

Viviane Sassen

Flamboya

Embora Sassen tenha crescido na Holanda, ela morou no Quênia por três anos, ainda criança, enquanto seu pai trabalhava em um hospital local. Seu primeiro retorno ao continente foi em 2001, aos 29 anos de idade.  Na época ela criou Flamboya, uma série que reúne fotos de várias viagens à África.

Flamboya inclui principalmente retratos que Sassen fez colaborativamente, alguns espontâneos e outros performativos. Confira:

Vale a pena conhecer mais sobre o trabalho da fotógrafa.