Portfólio 7 meses atrás | Redação

Uma onda feita com 168 mil canudos de plástico

Nova obra do fotógrafo canadense Benjamin Von Wong remete ao grave problema ecológico gerado pelos canudinhos

por Revista FHOX

Benjamin Von Wong é hoje um dos mais destacados fotógrafos mundiais. Com criatividade, ele cria cenas que geram fotos impossíveis e com um resultado final que nunca passa despercebido. Dessa vez ele foi além com uma fotografia que traz muito mais ao debate. A questão ambiental para conscientizar quanto aos efeitos nocivos dos canudos de plástico na natureza. A inspiração de Wong foi a frase tão comum para muitos: é apenas um canudinho. Só que essa afirmação feita por 8 bilhões de pessoas traz uma dimensão completamente distinta. Segundo dados de ONGs internacionais mais de 500 milhões de canudos de plásticos são usados diariamente só nos Estados Unidos.

Mais do que uma fotografia, a instalação de arte de Wong pediu um trabalho especial de montagem e colaboração. Afinal, a equipe do fotógrafo aproveitou 168 mil canudos de plástico (usados) para criar a onda plástica com mais de 3 metros de altura. A colaboração contou com a ajuda de dezenas de voluntários, da Zero Waste Saigon e do Starbucks (do Vietnã) Wong juntou todo o material em seis meses.

Leia também: Movimento Imprimir 

Eu queria usar a arte para lidar com os dois ângulos, criar algo belo e único a partir de uma tragédia ambiental disse Wong em seu blog. 

Os voluntários ajudaram na lavagem e seleção de cada canudo. Separando por cores e assim ajudando na definição de cada parte da obra. Aliás, o time de Wong usou todo material plástico reciclado como parte do material para fotografar. Seja como suporte ou até como difusor para fotografar. A instalação de Wong está no Estella Place em Ho Chi Minh (Vietnã) até 24 de março. Uma bela forma de chamar a atenção para um problema tão complicado e cada vez mais urgente.

Benjamin Von Wong é um fotógrafo conceitual. Ele mora e atua em Montreal e em várias partes do mundo.

Participe da primeira turma online da Escola de Negócios FHOX 

Feira Fotografar 2019: o grande encontro da fotografia brasileira

Se você tem uma matéria, um relato, uma coluna, um tutorial ou qualquer outro tipo de conteúdo e quer contribuir com o FHOX.com.br, nos envie! Nosso departamento de redação vai analisar e, se aprovado, será publicado e assinado por você, respeitando todas as regras do direito autoral. Colabore clicando aqui: Você na FHOX.