Portfólio 5 meses atrás | Colaboradores

Sequência fotográfica expressa a rotina na grande Salvador durante pandemia através de marcas textuais

O fotógrafo Eduardo Mafra percorreu Salvador de dentro de um carro para mostrar cenas da cidade com a nova realidade imposta pela Covid-19

por Revista FHOX
Eduardo Mafra

Ainda que o isolamento social não seja cumprido na sua essência por todos em Salvador, é fato que a pandemia do novo coronavírus provocou uma mudança no cotidiano das pessoas e mudou a rotina das cidades. Em Salvador, é possível perceber estas mudanças em diversas áreas, com as fachadas vazias, avisos relacionados à pandemia e novos hábitos do comércio e, naturalmente, das pessoas, especialmente com relação ao uso de máscaras.

O fotógrafo Eduardo Mafra percebeu estas transformações e, com a câmera no banco do carona do carro por puro hábito, veio a ideia de realizar uma sequência fotográfica tratando do isolamento social em Salvador conectando este momento com algo bastante humano, que são os textos, frases e palavras, frutos da nossa necessidade de comunicação e contato, afetada também pela pandemia.

Eduardo Mafra

A ideia surgiu, ele conta, durante uma das saídas para ir ao mercado. “A pandemia mudou a rotina de muita gente, isso se não de todos, e para quem trabalha com fotografia, não foi diferente. A inatividade afeta diversos aspectos além do mais evidente que é o financeiro, mas também nesta área que para muitos profissionais é a junção de paixão e trabalho que compele para sempre estar com a câmera à mão, estar parado desanima”, conta.

Mostrando fachadas vazias, avisos relacionados à pandemia, novos hábitos do comércio e das pessoas, tendo como exemplo principal o uso de máscara por quem realmente precisou ou não estar fora de casa, o ensaio fotográfico tece uma crônica visual deste momento confuso através de marcas textuais. “As fotografias foram realizadas com uma lente de longa distância, afinal, por mais que seja uma máxima que ecoe por aí, não vale tudo para tirar uma foto”, diz Mafra.

Eduardo Mafra atua profissionalmente como fotógrafo há 11 anos e é formado em Comunicação Social – Produção em Comunicação e Cultura pela UFBA. Entre 2011 e 2012 foi fotógrafo na Secom da Prefeitura de Salvador e atua continuamente desde 2009 nas áreas de fotografia publicitária, social, documental e também ministra cursos presenciais e online. Para mais projetos e portfólio segmentado: www.eduardomafra.com 

Eduardo Mafra
Eduardo Mafra
Eduardo Mafra
Eduardo Mafra
Eduardo Mafra
Eduardo Mafra