Portfólio 3 anos atrás | Redação

Roger Engelman inova no mercado de moda e publicidade infantil

Fotógrafo utiliza criatividade para formular um novo conceito de ensaios e campanhas publicitárias

por Revista FHOX

halow-inv-

Natural de Novo Hamburgo (RS) e fotógrafo profissional desde 1997, Roger Engelmann começou trabalhando em revistas de esportes, mas logo passou para o mercado da moda e da publicidade. Atualmente radicado em Florianópolis, o fotógrafo já fez carreira em cidades como São Paulo, Porto Alegre e, inclusive, no exterior.

Dotado de um olhar criativo e diferenciado, Engelman agora foca seu trabalho na publicidade infantil. “Tem que ter respeito pelas crianças. Por isso planejamos, para que todo trabalho seja uma grande diversão, tanto para nós quanto para as crianças fotografadas.” É assim que ele define sua prioridade na profissão. O fotógrafo reitera que o universo infantil merece respeito, cuidado, sensibilidade e paciência. “Se você não gosta de crianças, não adianta querer trabalhar com elas”, diz.

Engelman vê o segmento como um modo de reinvenção, pautado em valores morais e éticos. O fotógrafo trabalha na Farnforfun, empresa que “surgiu da necessidade de fotografias criativas, principalmente na área de moda infantil”, conta ele, que não vê a publicidade para crianças como um problema, desde que tudo seja feito com respeito aos pequenos e aos limites deles.

5-farnforfun-Hw-2015-

Criatividade – Ele uniu sua sensibilidade relacionada ao universo infantil, agregando sua experiência com publicidade e moda adulta, resultando, enfim, em fotografias diferenciadas, repletas de elementos coloridos e referências cinematográficas. “Fotografia não é só o resultado final, é toda a composição”, diz Engelman, acrescentando que a pré-produção, o bom relacionamento com toda a equipe, formada por cabeleireiro, maquiador, cenógrafa, coordenadora, fotógrafo e convidados, e o acompanhamento do mercado são quesitos importantes para gerar um bom retorno.

A Farnforfun é focada em dois segmentos fotográficos. O primeiro consiste no desenvolvimento de campanhas comerciais, atendendo ao cliente e ao briefing adequado à verba disponível; já o segundo são os ensaios temáticos que, segundo o fotógrafo, proporcionam maior liberdade criativa para escolher cenários e fantasias, mas que com ela vem a responsabilidade de atingir as expectativas dos pais e, principalmente, atender os pequenos, que são as estrelas do ensaio.

Ganhando cada vez mais espaço entre fotógrafos profissionais e amadores, as redes sociais também serviram como pauta para que Engelman pudesse entender essa nova demanda de mercado. Embora a publicidade infantil seja um segmento polêmico, que merece atenção especial, encontrar um profissional cuidadoso nessa área é um diferencial.

Voluntarismo – O fotógrafo utiliza as redes sociais também como forma de captar referências e fazer o seu próprio portfólio. Em sua página do Facebook, @farn.forfun, Engelman posta grande parte de seu trabalho. “Acho que as redes sociais mostram a consistência do trabalho do fotógrafo e da empresa, além de servir como gama de imagens e pesquisa para futuros clientes, que sempre pesquisam para conhecer um pouco mais do trabalho.”

Além do trabalho na Farnforfun, Engelman se dedica a trabalhos voluntários, que sempre foram uma meta pessoal e da empresa. No ano passado eles conseguiram participar de cinco ações com duas entidades que são direcionadas à saúde e bem-estar de crianças, a Gentees e a CSH Solidariedade. O fotógrafo enfatiza a importância de, com seu trabalho, conseguir ajudar quem precisa, mesmo que de forma simples.

Com 20 anos de profissão, Engelman ainda aspira novos projetos focados na área infantil, inclusive como voluntário. Em um mercado expansivo, ele vem conquistando cada vez mais espaço, enxergando oportunidades para crescer e evoluir na publicidade e moda com crianças, no Brasil e no exterior. Veja mais: http://www.farnforfun.com/