Portfólio 1 semana atrás | Leo Saldanha

Roger Deakins e o Oscar 2020 de direção de fotografia

O celebrado diretor de fotografia obteve 14 indicações e leva mais uma estatueta pelo filme 1917

por Revista FHOX

Foram décadas concorrendo e agora Roger Deakins conquistou seu segundo Oscar em dois anos. O celebrado diretor de fotografia tinha sido premiado pela direção de fotografia do visualmente fabuloso Blade Runner 2049. Ontem (9), Deakins ganhou com o filme 1917. Produção dirigida por Sam Mendes. O filme envolveu enormes desafios de iluminação e composição já que a sequência teve que seguir um padrão visual acompanhando a jornada de dois soldados britânicos na Primeira Guerra Mundial. Recentemente mostramos o virtuosismo técnico de Deakins nesse filme.

O fato é que Deakins é um dos mais indicados na história do Oscar. Essa foi sua 14ª indicação. Isso quer dizer que ele concorreu em um período de 23 anos e só em 2018 recebeu o primeiro prêmio. O currículo dele é impressionante. Ele cuidou da direção de fotografia de filmes como: Fargo, Kundun, 007 Skyfall, Sicário, Onde os Fracos não Tem Vez, The Assassination of Jesse James by the Coward Robert Ford, The Shawshank Redemption e muitos outros.

>> Dia 13 fevereiro tem nova turma da Escola de Negócios FHOX em SP

Deakins filmou 1917 com uma câmera Alexa Mini LF para justamente poder filmar as cenas corridas do filme. 1917 também venceu em melhor cinematografia nas premiações Critic’s Choice Awards, the BAFTA Film Awards, American Society of Cinematographers. Separamos abaixo alguns vídeos que mostram a obra e o domínio técnico do diretor de fotografia.

Comece 2020 no R.U.M.O. certo – Conheça a atividade da ENF que vai ajudar você em seus negócios