Portfólio 2 meses atrás | Redação

Robert Frank: o fotógrafo e documentarista que transformava o cotidiano em obra de arte

A morte do suíço foi confirmada hoje (10) em uma publicação do The New York Times. O artista era considerado o “pai da estética instantânea" e um dos mais influentes fotógrafos do século XX

por Revista FHOX
ICP

Robert Frank foi certamente um dos mais importantes fotógrafos do século XX. Embora tenha nascido na Suíça em 1924, Frank morava faz décadas no Canadá (em Inverness, Nova Escótia). Ele chegou em Nova York aos 23 anos. Uma de suas obras mais relevantes foi “Os Americanos” de 1958, livro com fotos em preto e branco de uma viagem do fotógrafos pelos Estados Unidos na década de 1950. Peça que acabou que teve grande impacto em muitas gerações. Aliás, uma obra que representa um marco na história da fotografia moderna. Frank quebrou o padrão na fotografia documental e no fotojornalismo. Ele desafiou os preceitos do que na época era considerado “boa composição” enfocando mais na emoção e no aspecto bruto das cenas. As fotos da América de verdade também receberam muitas críticas justamente pelas questões técnicas. No fim, esse desafio que quebrou a tradição fotográfica da época acabou firmando uma nova estética que ajudou a estimular e a consolidar uma nova fotografia documental que segue inspirada pelo “estilo Robert Frank” até hoje. O fotógrafo dizia que não tinha obsessão pela pobreza, mas sim uma simpatia pelas pessoas em situação difícil. O fotógrafo colaborou com publicações icônicas como Life, Vogue, entre outras. Além da fotografia, era cineasta e documentarista. Com uma vasta filmografia, dirigiu 20 filmes e documentários. Para muitos, Frank era o verdadeiro “pai da estética instantânea” e um artista que transformava o cotidiano em obra de arte. Sua morte teve ampla cobertura dos principais meios de comunicação do Brasil e de fora. Uma grande perda para a fotografia mundial de um legado que vai seguir influenciando as novas gerações e por muitas e muitas décadas.

>> Os episódios de maior audiência do FHOXCast em 2019

>> UMA NOVA FORMA DE ACESSAR O CONTEÚDO FHOX 

Se você tem uma matéria, um relato, uma coluna, um tutorial ou qualquer outro tipo de conteúdo e quer contribuir com o FHOX.com.br, nos envie! Nosso departamento de redação vai analisar e, se aprovado, será publicado e assinado por você, respeitando todas as regras do direito autoral. Colabore clicando aqui: Você na FHOX.