Portfólio 4 semanas atrás | Thalita Monte Santo

Ricardo Martins apresenta prévia de seu próximo fotolivro

Amantikir - Patrimônio Natural do Brasil, é o 9º livro da carreira do fotógrafo

por Revista FHOX

É com uma câmera na mão, em uma caminhonete 4×4, tendo a belíssima paisagem da Serra da Mantiqueira como cenário, que o fotógrafo Ricardo Martins está fotografando as imagens para  compor Amantikir – Patrimônio Natural do Brasil,  o 9º livro de sua carreira.

Ricardo Martins esteve pela primeira vez na Serra da Mantiqueira em 2014, quando fotografou as belíssimas paisagens da Serra, localizada em São Paulo, para o livro Amantikir – A Serra que Chora.

Desde então, o fotógrafo sentiu a necessidade de explorar o local para além dos ares paulistas e, nesse segundo livro, os estados do Rio de Janeiro e Minas Gerais, que cortam a Serra, também são cenários para as lentes de Martins.

Ricardo Martins
Ricardo Martins

Além das novas paisagens, o fotógrafo expandiu seu olhar para os personagens da Serra da Mantiqueira. “No primeiro livro, a Mantiqueira foi minha grande ‘modelo’. Mas percorrendo-a, vi a relação e o amor de algumas pessoas pelo local. Antes a figura humana aparecia bem tímida, apenas silhuetas, mas nesse novo livro resolvi revelar os rostos desses personagens”, explica.

Os retrato serão marcadas pelo P&B para diferenciá-los das fotos de paisagens, que são especialidades do fotógrafo. Apesar de já ter trilhado parte da Mantiqueira para o primeiro livro, Ricardo contou que está tendo novas dificuldades.

O livro está sendo patrocinado pelo Grupo Comolatti e com apoio da concessionária Veibras da GM, no qual disponibilizou uma S10 para Ricardo Martins percorrer a Serra da Mantiqueira.

Conheça mais sobre o trabalho do fotógrafo:

Instagram: @ricardomartinsfotografo

Site: http://www.ricardomartins.org/