Madonna, Julia Roberts, Carmen Dell’Orefice, Bruna Lombardi, Gloria Maria, Eliane Giardini , Cissa Guimarães, Maitê Proença. Se fôssemos seguir a lista, encontraríamos outras milhares de mulheres lindas que passaram dos 50 anos
Muitas seguem lindas, firmes e fortes por toda a vida. Mas será que a idade é empecilho para a beleza? Para o fotógrafo Jaiel Prado, especialista em ensaios femininos, toda mulher é bonita independentemente da idade.
“Beleza não é um corpo ou um rosto. Beleza vem de dentro, das histórias, das paixões, das conquistas, das decepções, das alegrias, tristezas, das superações, da vida. Acredito que toda mulher pode, deve e merece ter uma foto que represente toda a beleza que ela sabe que tem”, diz o fotógrafo.
Entre os inúmeros rostos fotografados por Jaiel Prado, uma chama a atenção. Próximo de completar 91 anos, Maria José Melo da Silva, conhecida como Dona Zeza, recentemente foi a musa de um ensaio Boudoir que, com muita técnica e estética apurada, deslumbrou muita gente.
Sua força parece estar retratada em cada uma das fotos do ensaio. Viúva, mãe de oito filhos (cinco vivos) e com dezesseis netos, e doze bisnetos, ela não se intimidou com as potentes lentes do fotógrafo Jaiel Prado. Talvez sua força venha de sua história de vida. Vaidosa, usa salto alto, tem o raciocínio rápido, trabalhou até o ano retrasado, só parou para cuidar de uma das filhas especial que ficou doente.

Passear pelo ensaio fotográfico de dona Zeza é reforçar o empoderamento feminino e questionar a ditadura dos padrões de beleza. Mostrar que a beleza feminina existe em cada uma das diferentes fases da vida, e que o amadurecimento físico e emocional deve ser celebrado.
Segundo o fotógrafo Jaiel Prado toda mulher tem sua beleza e sensualidade reveladas em um rosto forte ou delicado, ou na maneira de olhar, sorrir, mexer os cabelos ou se expressar.
Leia também: As mães invisíveis de Megan Jacobs e a realidade da maternidade
“Dona Zeza tem uma alegria de viver infinita e é uma das mulheres mais bonitas que fotografei”, elogiou Jaiel Prado.
Empoderamento feminino: Vó e neta em ensaio sensual
Mais de 5 décadas de vida separam dona Zeza (90 anos) e a neta Renata Melo (35 anos) . Unidas pelo amor e eternizadas pela fotografia.
Avó e neta foram retratadas por Jaiel Prado na mesma posição. Valorizando a sensualidade feminina com arte e delicadeza. E deixando a idade ser apenas um detalhe.


Além da técnica
A experiência como executivo e coach acrescentaram ao fotógrafo Jaiel Prado a expertise para lidar com mulheres não acostumadas com as câmeras. Antes de começar a sessão de fotos, Jaiel Prado faz questão de conhecer bem suas modelos, escutar suas histórias, seus anseios, preocupações, saber o que gostam. Os ensaios não utilizam truques de luz, nem excesso de retoques nas fotos, mas muita técnica.
Ensaio Boudoir: delicadeza dos detalhes
Entre os vários estilos de ensaios de beleza realizados por Jaiel Prado está o Boudoir inspirado em um estilo francês, que faz alusão aos antigos quartos de vestir femininos da era vitoriana. Nele o fotógrafo preza pela delicadeza e valoriza a beleza feminina com toques naturais e muita arte. A sensualidade é expressada com muita sensibilidade, de forma elegante e suave .
Nesses ensaios não há nenhuma limitação de idade, tamanho, ou estilo. A fotografia boudoir valoriza o que a mulher tem de melhor.
Além de aumentar a autoestima das mulheres, os ensaios também são usados para marcar momentos: um noivado, a passagem de uma década, o nascimento de um filho, uma promoção no trabalho, a vitória após uma dificuldade, uma mudança de vida. O ensaio é um presente para alguém ou para si mesma.
Confira mais imagens do ensaio: