Retrato 3 anos atrás | Redação

Face nua

Série Naked Faces mostra as sutilizas de expressão das mesmas pessoas vestidas e sem roupas. Fotógrafo canadense clicou 40 pessoas para comprovar que as pessoas mostram mais do que querem com suas próprias feições

por Revista FHOX

Hamm38

O fotógrafo canadense Dylan Hamm criou um projeto fotográfico seguindo o conceito antes e depois. Em um retrato a pessoa vestida e em outro nua. Tudo bem ao estilo do formato de uma foto de passaporte. A ideia é indicar as pequenas diferenças entre as pessoas nessas condições. Sobretudo quanto as reações de cada uma nessas condições. Em alguns casos isso fica mais visível em outros a mudança é muito sutil. Você consegue dizer quais em quais fotos os modelos estão nus ou com roupa?

Qual o nível não verbal nós mostramos (sem ter consciência) com nossas expressões faciais? O resultado é surpreendente. As diferenças se mostraram muitas vezes sutis e em outras contrastantes e ridículas. diz Hamm.

Durante os bastidores as pessoas reagiam de forma diferenciada. Alguns gargalhavam, enquanto outros mal moviam as sobrancelhas. Alguns gritavam e faziam piadas. Hamm disse para o site MyModernMet que ainda não chegou a uma conclusão. Que na verdade que Naked Faces segue como um projeto em andamento. Um estudo aberto sobre comportamento e fotografia.