News Paisagens 6 meses atrás | Flávio A. Priori

“Rio ao Amanhecer” é novo livro do fotógrafo Carlos Monteiro

Nova publicação do fotógrafo Carlos Monteiro retrata o Rio de Janeiro nos primeiros raios de Sol

por Revista FHOX

O fotógrafo Carlos Monteiro investiu mais de cinco anos para ir atrás de um tipo de foto bastante único: o amanhecer no Rio de Janeiro. Não foi uma tarefa fácil: era preciso já estar pronto antes do Sol ousar aparecer. A busca por novos enquadramentos fez  Monteiro trilhar de altas montanhas até as praias cariocas. Das florestas tropicais até os centros urbanos, todos os cantos tiveram seu lugar ao Sol.

Rio

Editado por Carlos Leal e publicado pela Barléu Editora, Carlos Monteiro lança seu segundo livro, sob o nome Rio ao AmanhecerUma foto galeria impressa que retrata uma cidade bucólica ao acordar e seus amanheceres, em mais de 80 imagens. São os primeiros raios do Astro-Rei dando um brilho, um colorido mais especial à Cidade Maravilhosa. As fotografias foram realizadas em ângulos inusitados com cores, nuances e sombreamentos pouco percebidos no dia a dia.

A obra conta com apresentação dos jornalistas Chantal Brissac e Joaquim Ferreira dos Santos, do cineasta Sylvio Back e textos, do também fotógrafo, Frederico MendesRio ao Amanhecer é obra obrigatória na prateleira, mesa ou estante, daqueles que amam o Rio de Janeiro.

Rio

Sobre o autor

Carlos Monteiro nasceu em 1959 em Santa Teresa, Rio de Janeiro. Tornou-se fotojornalista, jornalista e publicitário em 1975. Trabalhou em alguns dos principais veículos nacionais, incluindo Revista O Cruzeiro, Jornal dos Sports, na antológica Glória e História do Rock. Também participou da primeira revista dedicada ao tema fotografia do Brasil: Foca.

Rio

Com ensaios publicados no Jornal O Globo, Revista São Paulo, Revista 29 Horas, se destaca pela sutileza e ângulos diferentes com que vê a Cidade Maravilhosa. No Jornal O Dia publicava, diariamente, a fotogaleria, “Alvoradas Cariocas”, retratando o amanhecer de algum ponto do Rio.

Autor fotográfico de “Rio: estado de espírito“, que conta a história dos fantasmas cariocas. Atualmente é colunista de Baixa Gastronomia, publicitário na Agência Saravah e realiza ensaios do cotidiano das cidades. É flamenguista, portelense e, acima de tudo, carioca da gema.

Serviço:

Rio ao Amanhecer – Fotos: Carlos Monteiro, Editora Barléu. Formato: 25×22,5, Capa Dura, 144 páginas; Impressão Santa Marta. Preço sugerido: R$ 95,00 – ISBN: 978-85-89365-57-4