Portfólio 12 meses atrás | Redação

Os vencedores do concurso Nikon Small World 2019

Arte e ciência podem caminhar juntos de forma magnífica como essa galeria de premiados dessa competição comprova

por Revista FHOX
Teresa Zgoda e Teresa Kugler

O concurso Nikon Small World é um dos mais antigos do mundo. São 45 anos promovendo o que há de melhor na fotografia microscópica. Algo que envolve não só fotógrafos, mas também trabalhos de entusiastas e pesquisadores. Nessa última edição participaram fotógrafos de mais de 100 países que enviarem 2 mil fotos de microfotografia. Os juízes do prêmio escolheram 20 fotos e a grande vencedora foi uma foto de um embrião de tartaruga. Um clique da parceria entre as pesquisadoras Teresa Zgoda e Teresa Kugler. As técnicas usadas para conseguir as imagens são complexas e envolvem equipamentos sofisticados. Algo que envolve precisão, estudo e muita paciência. https://www.nikonsmallworld.com/

>> Os episódios de maior audiência do FHOXCast em 2019

Jason M. Kirk
Vasos sanguíneos de um coração rato após infarto do miocárdio (ataque cardíaco). Simon Merz, Lea Bornemann e Sebastian Korste
m par de ovários de uma fêmea adulta de Drosophila corada por F-actina (amarela) e núcleos (verde); células foliculares são marcadas por GFP (magenta). Dr. Yujun Chen e Dr. Jocelyn McDonald
Larva de mosquito. Anne Algar (Hounslow, Middlesex, Reino Unido). 12º Lugar.
Cristal de Cristobalita suspenso em seu hospedeiro mineral de quartzo. E. Billie Hughes (Lotus Gemology, Bangkok, Tailândia). 18º Lugar.
Daphnia magna grávida (pequeno crustáceo planctônico). Marek Miś (Fotografia Marek Miś, Suwalki, Podlaskie, Polônia). 15º Lugar.
Gota de água congelada. Garzon Christian (Quintin, Côtes-d’Armor, França). Oitavo Lugar. Luz incidente
Projeções codificadas por cores de profundidade de três stentores (protozoários de água doce de célula única). Dr. Igor Siwanowicz
Vitamina C. Karl Deckart (Eckental, Baviera, Alemanha). 17º Lugar.
Cuprita (mineral composto de óxido de cobre). Dr. Emilio Carabajal Márquez (Madri, Espanha)
Estame de cravo vermelho chinês. Dr. Guillermo López López (Alicante, Espanha). Sétimo Lugar. Empilhamento de foco. 3x (ampliação da lente objetiva).
Floco de neve. Caleb Foster (Fotografia de Caleb Foster, Jericho, Vermont, EUA). Quinto lugar. Luz transmitida. 4x (ampliação da lente objetiva).
Embrião de polvo bimaculoides. Martyna Lukoseviciute e Dra. Carrie Albertin (Universidade de Oxford, Instituto Weatherall de Medicina Molecular, Oxford, Oxfordshire, Reino Unido). 19º Lugar.
Mosquito macho. Jan Rosenboom (Universidade Rostock, Rostock, Meclemburgo-Pomerania, Alemanha). Quarto lugar. Empilhamento de foco. 6.3x (ampliação da lente objetiva).
Aranha Oxyopes dumonti (lince). Antoine Franck (CIRAD – Pesquisa Agrícola de Desenvolvimento, Saint Pierre, Reunião). 14º Lugar. Empilhamento de foco. 1x (ampliação da lente objetiva).
Seção transversal de botão de tulipa. Andrei Savitsky (Cherkassy, ​​Ucrânia). Nono lugar. Luz refletida. 1x (ampliação da lente objetiva).
Padrão de olho composto de mosca. Dr. Razvan Cornel Constantin (Bucareste, Romênia). 16º Lugar. Foco Empilhamento, Luz Refletida. 50x (ampliação da lente objetiva).
Aranha de cabelo branco pequeno. Javier Rupérez (Almáchar, Málaga, Espanha). Sexto lugar. Luz Refletida, Empilhamento de Imagens. 20x (ampliação da lente objetiva).
Embrião de jacaré desenvolvendo nervos e esqueleto. Daniel Smith Paredes e Dr. Bhart-Anjan S. Bhullar (Universidade de Yale, Departamento de Geologia e Geofísica, New Haven, Connecticut, EUA). Terceiro lugar. Imunofluorescência. 10x (ampliação da lente objetiva).
APOIE O MELHOR CONTEÚDO!
A MISSÃO DA FHOX SEGUE A MESMA FAZ 30 ANOS. NOSSO OBJETIVO É LEVAR INFORMAÇÃO ÚTIL E DE QUALIDADE PARA AJUDAR OS LEITORES QUE ATUAM E APRECIAM A FOTOGRAFIA. A FHOX É MUITO MAIS DO QUE UMA REVISTA, TRATA-SE DE UMA PLATAFORMA INTEGRADA QUE OFERECE CONTEÚDOS EM DIFERENTES CANAIS (SITE, IMPRESSO, EVENTOS, VÍDEOS E PODCAST). UMA CENTRAL DE INTELIGÊNCIA DE MERCADO PARA FOMENTAR AS MELHORES PRÁTICAS E NEGÓCIOS DA FOTOGRAFIA. ASSINE A FHOX! E NOS AJUDE A CONTINUAR CRIANDO MELHOR INFORMAÇÃO PARA VOCÊ!