News 4 meses atrás | Leo Saldanha

Olhares sobre a covid-19, marco zero, no site do Itaú Cultural, traz novos relatos e imagens de profissionais isolados ao redor do mundo

Um italiano isolado em sua casa em Roma, que registra a desolação de cidades em países diversos, por meio de uma webcam. Uma colombiana estranha o repentino silêncio da normalmente febril e animada Madri, onde vive. Uma peruana, por acaso, encontra em Trancoso um refúgio para o que parece ser o fim do mundo. Acompanhados de imagens, os depoimentos destes fotógrafos profissionais, sobem no site do Itaú Cultural, um de cada vez, nas próximas sextas-feiras de maio

por Revista FHOX
“Profissionalmente, minha atividade como fotógrafa parou. Mas venho tirando fotos da casa ou pela janela, em um diário visual com pequenos eventos e sentimentos”, conta Léa Rener (imagem: Léa Rener)

A programação online do Itaú Cultural segue, às sextas-feiras, com novos relatos e registros de fotógrafos profissionais de diferentes países atingidos pela pandemia, na série Olhares sobre a covid-19, marco zero. Eles materializam, para além da técnica imagética, os seus sentimentos sobre diferentes realidades nesses tempos de suspensão social. Como em um percurso geográfico de depoimentos, que já passou pela China, França e Alemanha, o próximo país a ser representado, no dia 15, é a Itália, com o fotógrafo italiano Gaziano Panfili. Em seguida, dia 22, a Espanha, com a colombiana Daniela Olave, residente em Madri. Na última sexta-feira do mês, 29, a peruana Alejandra Orosco reflete sobre o seu isolamento forçado no Brasil. 

FOTO: ZENG JIA

 

Os depoimentos resultam de correspondências trocadas entre o jornalista Cassiano Viana, editor do blog About Light (https://aboutlightblog.wordpress.com/), e os fotógrafos a respeito dos impactos, transformações e o cotidiano sentidos e vividos durante essa crise mundial. São ao todo 11 países. Neste blog, o público tem acesso a mais fotografias desses profissionais.

O italiano Graziano Panfili tem publicado uma série de cartões postais do mundo em isolamento.

As primeiras fotos de seu projeto Covid-19: Postcard from webcams around the world, foram publicadas pelo Financial Times, ilustrando o artigo The world after coronavirus, de Yuval Noah Harari, e mostram ruas desertas na Itália. As imagens são capturadas por webcams ao redor do mundo, enquanto Panfili permanece isolado em sua casa em Roma. Nesta sexta-feira, 15, as suas impressões e algumas fotos sobem no site do Itaú Cultural www.itaucultural.org.br.

Daniela Olave, fotógrafa da postagem a ser publicada na sexta-feira seguinte, dia 22, destaca a estranheza de perceber silenciosa uma cidade conhecida por nunca dormir. “É uma sensação estranha ver como de repente tudo mudou. Não há mais caos, barulho ou multidões e temos poucos motivos para sair às ruas”, diz. “É estranho ver a cidade assim. De repente, é como se as ficções que eu estava procurando tivessem se tornado uma realidade por aí, cenas como as de Edward Hopper, mas muito mais fortes e apocalípticas.”

Há três meses, a fotógrafa peruana Alejandra Orosco chegou no Brasil com a intenção de conhecer o país. Depois de Trancoso, na Bahia, viajaria para São Paulo e Rio de Janeiro. Veio a pandemia e a visita às duas capitais se tornou inviável. Em uma língua desconhecida, sem entender muito bem as mudanças ou o ritmo das coisas, ela permanece em Trancoso. 

“Trancoso tornou-se uma pequena caverna na qual me escondo até que tudo passe. Um paraíso para o fim do mundo”, conta. “Minha família está longe, meus amigos, os espaços habituais, tudo está em um filme do qual me sinto como espectadora e não participo”, fala. “Eles estão lá e eu estou aqui, um lugar em que cheguei quase por acaso e acabou se tornando o meu refúgio para o fim do mundo.” O público do site do Itaú Cultural conhecerá a experiência desta fotógrafa a partir do dia 29. 

 

Itaú Cultural

Neste período de suspensão de atividades presenciais em sua sede, o Itaú Cultural está ampliando a produção de conteúdo para diversos públicos, como podcasts, cursos de EAD e vídeos, no site e redes sociais da instituição e na Enciclopédia Itaú Cultural de Arte e Cultura Brasileiras. Para acessar: www.itaucultural.org.br.

 

SERVIÇO:

Olhares sobre a covid-19, marco zero

Sempre às sextas-feiras, às 10h

Itália: dia 15 de maio – Graziano Panfili

Espanha: dia 22 de maio – Daniela Olave

Brasil: dia 29 de maioAlejandra Orosco