Portfólio 2 meses atrás | Redação

“Olhar o sertão com um olhar diferente”

Fotógrafo pernambucano mostra o outro lado do sertão nordestino

por Revista FHOX

“Olhar o sertão com um olhar diferente”. Este vem sendo o lema do fotógrafo pernambucano Elias Oliveira, em suas viagens por regiões do semiárido nordestino, em busca de retratar e divulgar o sertão: na beleza dos cenários; na riqueza da cultura; e no cotidiano do seu povo. 

O conceito do projeto “Sertão Imponente”, passa longe, bem longe das consequências produzidas pela seca; do sertanejo retirante, coitadinho, sofrente; e dos outros problemas que afligem essa região e seu povo, desta forma, realizando o contraponto a tudo aquilo que estamos acostumados a ver e ouvir quando se fala sobre o sertão nordestino. 

Já na primeira etapa do projeto, realizada em 2017, no Sertão do Pajeú, Pernambuco, surgiram os primeiros resultados, entre eles, a participação na Mostra de Portfólios do Festival de Fotografia de Tiradentes, em 2018 e a premiação da foto “Caminho do Sertão”, vendedora na categoria campo/aficionados, do 13° Prêmio New Holland de Fotojornalismo, e consequente participação na exposição itinerante que percorreu várias cidades do Brasil e da América do Sul. 

Já na etapa mais recente, ocorrida no Sertão Central de Pernambuco, envolveu a cidade de Serrita e municípios próximos. Durante quase dois anos foram visitados dezenas de comunidades, sítios e fazendas, dessa vez com ênfase no cotidiano e na cultura do vaqueiro naquela região. 

E os resultados continuaram com a participação na principal exposição fotográfica do Festival Internacional de Fotografia Paraty em Foco 2019, além da participação na IV Bienal do Sertão de Artes Visuais, em Teresina, PI, entre outros. 

Para Elias Oliveira, um dos momentos mais importantes do projeto é a entrega aos fotografados de um álbum com, em média, 50 fotografias, ocasião em que o fotógrafo tem a oportunidade de materializar a sua satisfação e o seu agradecimento pela parceria. 

E o projeto “Sertão Imponente” continua …. 

Fotógrafo Elias Oliveira Instagram: @Sertao_imponente + @EROliveira.fotografia Facebook: @EROliveira.fotografia – Site: www.EliasOliveira.com