
Uma das referências na fotografia newborn no Brasil, Laura Alzueta emprestou seus conhecimentos a colegas uruguaios. Ela esteve em Montevidéu, em setembro, para ministrar workshop no ACA Estúdio.
“Tivemos dois bebês lindos como modelos, o Ramiro, de 18 dias, e a Emma, de 23. No Brasil para workshop, os bebês devem ter até 15 dias. Eu havia pedido isso, mas o estúdio não conseguiu”, justifica Laura.
Além dessa dificuldade, a fotógrafa enfrentou outra: a temperatura fria. “Fazia muito frio e chovia muito. As mães lá ainda têm certa resistência em sair de casa com seus recém-nascidos, o que no Brasil não acontece mais”, conta.
No primeiro dia do workshop, Laura falou sobre manuseio, segurança, poses, equipamentos, ângulos, enquadramentos, iluminação, relacionamento com os papais do bebê, além de fotografar os miudinhos. No dia seguinte foi a vez de editar as imagens “Também falei sobre marketing, de como vender os produtos e preço”, diz a fotógrafa, que ministrou o workshop em espanhol fluente. Para quem não sabe, Laura nasceu em Montevidéu, mas se fixou em São Paulo.