Aposentado no interior paulista torna-se artesão de peças para o segmento que experimenta crescimento acelerado no Brasil
por Revista FHOX
Série – Empreendedor FHOX
Primeiras peças produzidas por Righetti
A determinação de se desenvolver em um segmento nascente explica a trajetória de Jovair Righetti, em Marília (SP). Até três anos atrás ele se apresentava como um bombeiro aposentado com muitas habilidades em marcenaria. Hoje, ele, a mulher Mary e os filhos são o núcleo da empresa que se especializou na fabricação de peças para serem utilizadas nas sessões de fotos de recém-nascidos.
“No início”, conta ele como se 2014 estivesse muito distante do tempo presente, “eu fabricava poucas peças, para poucos clientes; os fundos da casa eram minha oficina”. Mas o segmento newborn ‘explodia’ no País com suas necessidades específicas, de um prop até um curso técnico sobre fisiologia do bebê. Rapidamente formou-se um cinturão de profissionais capazes de atender às mais variadas demandas.
Início da oficina foi nos fundos da casa; o novo espaço está em fase de acabamento
Na oficina de Righetti foi o mesmo. Os pedidos cresciam, cresciam, e ele propôs à mulher sair da empresa em que trabalhava havia 15 anos para ajudá-lo. A chegada da primeira funcionária abriu novas oportunidades. Mary começou a alugar as peças para decoradores de festa. Daí nascia outra empresa, a Jovair Righetti Junior Locações para Festa. Nesse processo, ela também passou a decorar festas e criou a Mary Righetti Party Decor.
Decoração de festa de criança: o mais novo negócio do casal empreendedor
Instalações – A expansão dos negócios exigiu um espaço próprio. Righetti agora trabalha em um galpão de 200 metros quadrados. Segundo ele, a produção das peças aumenta consideravelmente em datas comemorativas. A média mensal fica em torno de 60 unidades, todas personalizadas. “Sempre gostamos de decoração; as festas de aniversário de nossos filhos eram decoradas por nós”, destaca o artesão.