Newborn 3 meses atrás | Redação

Fotógrafa acompanha crescimento da neta de maneira divertida

Simone Silvério, uma das principais fotógrafas brasileira de newborn, clicou a neta mês a mês até ela completar um ano

por Revista FHOX

Registrar o crescimento de uma criança é, sem dúvida, uma maneira de eternizar momentos. Imagine fotografar um filho ou neto, sempre no mesmo cenário, por um ano. Foi o que fez a Simone Silvério, especialista em fotografar crianças e famílias.

Com muita técnica, paciência e cuidados, Simone Silvério clicou sua neta Betina mês a mês até que ela completasse um ano. As fotos foram realizadas nas mesmas datas em dois cenários distintos: um mini sofá e uma mini tenda. O resultado ficou encantador.

Difícil não se derreter ao ver as fotos. O mini sofá, onde Betina deitava confortável aos 7 dias de vida, foi ficando cada dia menor para o excesso de fofura da pequena modelo. Até, quase, cobri-lo por completo ao se sentar nele ao completar seu primeiro ano de vida.

O mesmo aconteceu com o cenário com uma tendinha de raposa. Com o passar dos meses, a pequena modelo com sua tiarinha precisou ser clicada do lado de fora da mini tenda.

“Acho muito interessante que os pais registrem o crescimento dos filhos, claro que não precisa ser mês a mês como fiz, já que esse é um trabalho autoral. Mas as sessões podem ser realizadas com espaços de tempo maiores, respeitando as mudanças de fases dos bebês. Dá para fazer ensaios belíssimos em qualquer idade, basta conhecer as características de cada fase do desenvolvimento do bebê”, explica a especialista.

A inovação e a criatividade só ganham limites no olhar da artista quando esbarra na segurança. Uma das fundadoras da Associação Brasileira de Fotógrafos de Recém-Nascidos (ABFRN), Simone lembra que antes de qualquer foto é preciso que o bebê esteja em segurança. Existe uma série de procedimentos que devem ser tomados visando o conforto e bem-estar da criança. Os cuidados vão desde a higienização, a temperatura e a umidade do ambiente, até a maneira de posicionar os bebês.

“Fotografar um recém-nascido, um bebê de três meses e um de um ano, por exemplo, é completamente diferente, mas exige os mesmos cuidados”, explica Simone Silvério.

Trabalhos autorais

Esse projeto realizado com a neta Betina é um dos muitos trabalhos autorais da fotógrafa Simone Silvério. Entre os que fascinaram os brasileiros nos últimos anos, está o calendário 2017 inspirado em contos infantis. Nele 13 fotos exclusivas de crianças de 15 dias a 5 anos – heróis, guerreiros, príncipes e princesas – trouxeram fofura durante todo o ano. Outro foi a Exposição Mandala Babies (2018), que ficou em cartaz em sua galeria no Alto de Pinheiros, em São Paulo, a Studio Trend. A mostra trouxe 26 fotos incríveis de recém-nascidos sobre mandalas coloridas e deve virar livro.