Newborn 5 meses atrás | Flávio A. Priori

Newborn em movimento: um novo olhar sobre o recém-nascido

Fotógrafa Amanda Alexandre oferece ensaio fotográfico que registra a personalidade do bebê

por Revista FHOX

A fotógrafa carioca Amanda Alexandre, especializada em fotos de família e bebê, investiu em um novo olhar para os ensaios fotográficos de recém-nascidos, o newborn em movimento. Nessa modalidade, tem como objetivo capturar pequenos traços de “personalidade” dos bebês. Algo que pode passar despercebido por muitos, mas que pais e mesmo avós garantem que já existe.

A ideia não é fazer aquelas fotos tradicionais, onde o profissional geralmente espera o bebê adormecer para conseguir reproduzir poses montadas. Aqui, nada de roupinhas especiais, cenários mirabolantes ou uso de acessórios. O conceito é justamente o inverso: captar as expressões únicas, reais e naturais do bebê – sem interferência do fotógrafo. Cenas espontâneas que a fotógrafa Amanda Alexandre registra nesse seu modelo exclusivo de ensaio fotográfico.

newbornAmanda Alexandre
Théo

“Criei esse ensaio para priorizar o bebê e não as composições perfeitas de um newborn tradicional. Eu deixo o recém-nascido ser ele mesmo, com suas caras e bocas. Eu não interfiro, só escolho um ambiente com boa iluminação e que ofereça segurança para ele se movimentar. Fico apenas observando o bebê e esperando uma expressão única para o clique perfeito. É um trabalho demorado, que exige muita paciência do profissional, mas que também oferece fotos incríveis para a recordação dessa fase que passa tão rápido”, explica a fotógrafa.

Amanda Alexandre

Leia também: FRESH 48: UMA CONVERSA SOBRE O ESTILO COM A FOTÓGRAFA AMANDA ALEXANDRE

Uma das mães a topar esse desafio foi a carioca Thays Rubim, que escolheu o newborn em movimento para recordar as primeiras expressões do pequeno Théo, que na época tinha apenas oito dias de vida. “Desde a gestação eu já planejava como seriam as fotos de newborn do meu bebê. Pesquisei muito até encontrar um ensaio diferente, mas que também fosse lindo para guardar de recordação. Foi aí que me deparei com o trabalho da Amanda, com cliques que expressam toda a beleza e a naturalidade do bebê“.

A mãe ainda conta que o pequeno Théo estava muito a vontade durante o ensaio. Tudo aconteceu de forma espontânea. “Através da sua câmera, ela conseguiu enxergar o que havia de mais belo e autêntico naquela fase do Theo. Momentos que vou guardar e reviver sempre que abrir o álbum de recordações do meu filho”.

NewbornAmanda Alexandre

Para a mestre em psicologia clínica, Roberta Lanzetta, essas pequenas expressões do bebê não são apenas incríveis de serem registradas, como também importantes para ajudar no seu desenvolvimento. “Desde os seus primeiros dias de vida, o recém-nascido depende totalmente dos pais para sobreviver. Existe um longo processo para que, gradativamente, ele ganhe sua própria independência e se torne uma criança saudável e segura de si”.

NewbornAmanda Alexandre

Segundo Amanda Alexandre, o ensaio fotográfico de newborn em movimento pode ser feito ainda nas primeiras semanas de vida do bebê, na residência da família, e de uma forma leve e tranquila para maior comodidade do bebê e desse momento íntimo.

Atualização: diversos leitores da FHOX e assinantes comentaram que esse tipo de ensaio nada mais é do que lifestyle. Procuramos a fotógrafa para esclarecer a diferença e segundo ela (via assessoria) a resposta foi a seguinte. “O newborn em movimento não deixa de ser o ensaio lifestyle, só que com uma outra perspectiva, um outro olhar, muito mais focado na personalidade do bebê e não só na espontaneidade e integração da família”.