Newborn 3 anos atrás | Redação

Ensaio registra mães e bebês em seus primeiros dias após o parto

A fotógrafa britânica clicou diversas mulheres ao longo de cinco anos. O resultado é um trabalho sensível e poderoso, confira!

por Revista FHOX

A fotógrafa britânica Jenny Lewis trabalha para o ramo editorial e combina entre trabalho fixo e tempo livre a meta de colocar seus projetos pessoais em prática. Sempre em busca de boas histórias ela idealizou o “One Day Young”, neste ensaio ela fotografa mães e seus bebês nas primeiras 24 horas de convivência.

Madalitso and LindaJenny Lewis
Madalitso and Linda

“Muito cedo no projeto eu sabia que queria concentrar-me nas primeiras 24 horas, quando o corpo da uma mulher é tragado por hormônios, para capturar a fisicalidade implacável do momento ‘em frente ao campo de batalha’”, explica a fotógrafa.

Xanthe and LouieJenny Lewis
Xanthe and Louie

Para Jenny registrar o suor ainda brilhando na pele das mães, o cordão umbilical translúcido, recém-cortado e a maravilha de olhos arregalados que mostrassem a magnitude do que elas alcançaram fazia parte do coração do projeto.

“Este trabalho é uma mensagem de apoio que se deve passar para as gerações futuras em vez de paralisá-las com medo. Assegurar a essas futuras mães que, apesar de doloroso, este processo faz parte da vida, tem um propósito e é apenas uma parte da viagem, um rito de passagem para a maternidade”, defende.

O resultado do projeto, que durou quase cinco anos, pode ser adquirido ao comprar o livro “One Day Young”. Confira abaixo algumas imagens do sensível registro de Jenny Lewis: