Newborn 2 semanas atrás | Redação

A encantadora fotografia newborn de Dawn Potter

Conheça a fotógrafa norte-americana que vem surpreendendo com sua delicada maneira de trabalhar

por Revista FHOX

Por Gabrielle Cesaretti e Thalita Monte Santo

A fotógrafa Dawn Potter, que reside no estado de Washington (EUA), é a atração internacional confirmada para o Congresso FHOX Newborn, que acontece no dia 2 de outubro, em São Paulo, no Novotel Jaraguá Conventions. 

Divulgação

Mãe de quatro filhos, ela sempre teve paixão pela criatividade e pela arte. Mas só juntou seu amor por bebês e fotografia quando seu caçula nasceu, em 2013. Isso, porque antes mesmo de começar a fotografar, perdeu a oportunidade de fazer fotos de seu terceiro filho, em 2011.

“Quando estava no hospital, entrei em contato com uma fotógrafa newborn para agendar uma sessão. Mas ela não tinha disponibilidade para fotografar o meu filho antes dele completar 10 dias de vida e não teria como encaixá-lo na agenda. Eu fiquei devastada. Não tinha ideia de que havia um limite de dias, ou que eu precisaria ter agendado antes dele nascer. Acho que essa foi a maior motivação para eu mesma aprender a fotografar recém-nascidos”, diz.

Dawn Potter

Dawn gosta de dizer que sua jornada na fotografia newborn começou como a de muitos outros fotógrafos: com uma câmera digital barata e o amor pelos bebês. Quando seu quarto filho nasceu, em 2013, ela comprou uma câmera digital e começou a praticar. Foi em busca de especialização e se inspirou muito em Kelly Brown, um dos grandes nomes da fotografia newborn no mundo.

“Eu passei o ano seguinte estudando de tudo, desde poses até negócios, para ter certeza de que realmente queria seguir nesse caminho, antes de dar o salto maior e iniciar o meu próprio negócio”, conta.

Dawn Potter

Em 2014 ela abriu seu estúdio em Renton (WA) e, com o tempo, começou a oferecer ensaios de gestantes e acompanhamentos. Hoje, ela acredita que tem o melhor emprego do planeta.

Segundo ela, todo seu empenho está na busca por contar histórias de maneira que a inocência e a beleza dos primeiros dias de vida da criança sejam evidenciadas, pois eles passam muito rápido.

Hoje, Dawn é especialista em poses e segurança em ensaios newborn. Todas as suas sessões são feitas em seu estúdio e com luz natural. “Acho que uma das coisas mais importantes quando falamos de fotografia de bebês é ter uma boa iluminação. Sei que muitas pessoas colocam ênfase no tipo de câmera que usam, ou nas lentes. Mas eu acredito que é a luz que vai fazer a diferença nas imagens”.

Dawn Potter

Porém, a fotógrafa também alerta que, independente do fotógrafo usar a luz do estúdio ou luz natural, é necessário focar da modelagem da iluminação. “Eu falo o tempo todo para os participantes dos meus workshops que eles podem conseguir a pose mais perfeita de todas, mas uma luz ruim pode estragar a imagem”.

Leia também: Primeiros passos na fotografia newborn 

Antes de qualquer ensaio, Dawn costuma agendar uma pré-consulta com os pais do bebê, seja por telefone, e-mail, mas, de preferência, presencial. A ideia é que ela possa conversar e conhecer mais sobre a família e entender, por exemplo, quais são as preferências, aversões e expectativas.

Dawn Potter

Já na entrega de seus trabalhos, ela também surpreende. Cerca de duas semanas após o ensaio, Dawn convida novamente a família para visitar o estúdio e apresenta uma galeria completa com as imagens já editadas. Os pais escolhem as fotografias preferidas ali mesmo e a impressão fica pronta aproximadamente duas semanas depois.

Para ela, uma das coisas mais importantes na trajetória newborn é acreditar no próprio trabalho. “Não compare seu trabalho com o dos outros. A única pessoa com quem você deve competir é consigo mesmo. Permita que o seu estilo se desenvolva com o passar do tempo e não espere que as coisas aconteçam sozinhas, é preciso agir e fazer acontecer”, finaliza.

Dawn Potter

Sobre o FHOX NEWBORN

Para discutir as possibilidades, tendências e o futuro do newborn no Brasil, FHOX organiza em São Paulo, nos dias 1 e 2 de outubro, no Novotel Jaraguá Conventions, o FHOX NEWBORN 2019, um evento dedicado ao tema com profissionais brasileiros e estrangeiros.

No Congresso, que acontece no dia 2, cada palestrante vai abordar diferentes aspectos da fotografia de recém nascidos e de família. Os assuntos vão desde técnicas para posicionar o bebê até ideias empreendedoras.

Além do Congresso, acontece ainda uma Feira, nos dois dias de evento, com as principais marcas do setor. Props, mantas, roupinhas e outros itens essenciais para quem fotografa recém-nascidos.

O FHOX NEWBORN tem o patrocínio de Canon e Digipix Pro, e o apoio da ABFRN (Associação Brasileira de Fotógrafas de Recém-Nascidos.

Inscreva-se agora mesmo