Animais 11 meses atrás | Thalita Monte Santo

Fotógrafa registra mulheres que resgatam animais na Cracolândia

por Revista FHOX

Dona Graça e Dona Lili são duas moradoras da Cracolândia, em São Paulo, que possuem muito amor por animais. Elas, mesmo em condições precárias, resgatam cachorros e gatos de rua (e até galinhas e galos) e os abrigam em sua casa. São mais de 50 animais.

O ato de amor foi descoberto e registrado pela fotógrafa mexicana Dasha Horita que mora há pouco tempo no Brasil.

Dasha descobriu a moradia por conta de um projeto da escola de suas filhas, que ajuda e apoia mulheres em vulnerabilidade social e resgate de animais. Ela conta que as imagens que presenciou eram bem fortes e emocionantes: um misto de sentimento de esquecimento em uma realidade paralela.

Por isso, resolveu fazer um ensaio fotográfico para documentar o dia a dia das duas mulheres e os bichinhos resgatados. As imagens foram expostas na escola de suas filhas em tamanho 75×50 cm, impressas em papel Fine Art.

Dasha começou a fotografar ainda na adolescência. Hoje, com 44 anos, tornou o hobby profissão. Sua especialidade são os retratos, algo que sempre teve muito apreço.

“Lembro-me que, desde a primeira vez que peguei uma câmera, procurei por rostos para fotografar. Eu não estava interessada em outro assunto. Por isso foi que, em toda a minha vida, me dediquei ao retrato”, explica.

Leia também: Representantes do Festival de Fotografia de Tiradentes viajam para o Sul em Busca de fotógrafos

Ela conta que no México teve a sorte de retratar muitas pessoas, de diversas idades, quase que todos os dias, nos últimos 12 anos.

“Estou convencida de que um fotógrafo é treinado em prática constante”, conta.