Moda 8 meses atrás | Redação

Fotografia de moda: muito mais que roupa

Livro mostra como a fotografia de moda soube, além de vender, refletir e traduzir o espírito do tempo com glamour e estilo.

por Revista FHOX
RICHARD AVEDON Dovima com elefantes | 1955 Um dos fotógrafos mais influentes de todos os tempos, Avedon combinava espontaneidade, glamour e elegância em suas imagens (Foto: The Richard Avedon Foundation)
RICHARD AVEDON / Dovima com elefantes | 1955
Um dos fotógrafos mais influentes de todos os tempos, Avedon combinava espontaneidade, glamour e elegância em suas imagens (Foto: The Richard Avedon Foundation)

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Para Cindy Crawford, entre todas as suas experiências como modelo, a preferida foi a capa da edição de janeiro de 1990 da Vogue britânica. “Não tinha ideia de que essa imagem se tornaria lendária”, diz. Cindy foi fotografada por Peter Lindbergh junto a Naomi Campbell, Linda Evangelista, Tatjana Patitz e Christy Turlington. A gênese da foto é curiosa: “A editora da Vogue, Liz Tilberis, pediu a Peter Lindbergh que fotografasse a nova mulher dos anos 1990. A resposta de Peter foi que ele não podia fazer isso com apenas uma mulher. A ideia de beleza havia se ampliado, não podia ser resumida com uma loira, uma menina de olhos azuis ou uma morena sexy, disse Peter a ela. Havia mudanças no ar, no mundo, e eles pegaram isso para fazer uma das capas de moda mais icônicas de todos os tempos, considerada o marco do nascimento das supermodelos”.

Esta é a essência da boa fotografia de moda. Efêmera por natureza, tendo como função primordial apresentar e vender roupas em voga, por isso mesmo é também uma assimiladora cultural rápida e eficiente das mudanças do mundo. “A fotografia de moda é o mais fantástico barômetro da época, porque é representativa e populariza certas tendências de maneira que nenhum outro tipo de fotografia pode, porque é onipresente”, afirma Eugénie Shinkle, em Fotografia de moda: a história da fotografia em 180 imagens (Aperture, 2017). Ao espelhar movimentos sociais, novas tecnologias, questões de raça e gênero, cultura, estética e política, esse ramo da fotografia reflete o espírito do tempo e permite entender parte das ideias, aspirações e atitudes das pessoas em certo momento. “No início (a fotografia de moda era) relutante em se envolver explicitamente com a política. Mas desde o final dos anos 1960 tornou-se mais aberta e descaradamente política”, diz Eugénie.

Das primeiras imagens produzidas para esse fim, em 1880 até a fotografia de moda atual, seus fotógrafos, modelos, diretores de arte, designers e estilistas souberam acompanhar o ritmo do mercado, subjugando-o quando possível e sendo subservientes quando necessário. Subserviência, aliás, que Eugénie Shinkle ressalta como um problema atual. Segundo ela, hoje a indústria prefere gastar parte de seus milhões patrocinando fotos de blogueiros de moda, mais suscetíveis a seus desejos, do que contar com a criatividade de profissionais. Reflexo dos tempos, como sempre.

PETER LINDBERGH Naomi Campbell, Linda Evangelista, Tatjana Patitz, Christy Turlington e Cindy Crawford | 1990 Na rua, em preto e branco, Lindbergh produziu a imagem considerada o marco inicial da era das supermodelos
PETER LINDBERGH
Naomi Campbell, Linda Evangelista, Tatjana Patitz, Christy Turlington e Cindy Crawford | 1990
Na rua, em preto e branco, Lindbergh produziu a imagem considerada o marco inicial da era das supermodelos
CORINNE DAY Kate Moss | 1989 Corinne foi a pioneira da estética grunge dos anos 1990, junto com a modelo – que destoava dos padrões da profissão na época pela pouca altura, magreza e pelos dentes tortos (Foto: Corinne Day)
CORINNE DAY
Kate Moss | 1989
Corinne foi a pioneira da estética grunge dos anos 1990, junto com a modelo – que destoava dos padrões da profissão na época pela pouca altura, magreza e pelos dentes tortos (Foto: Corinne Day)
JASON EVANS Sem título | 1991 Evans usa imagens de moda como plataforma para explorar realidades políticas, de gênero, etnia, aspiração e oportunidade
JASON EVANS
Sem título | 1991
Evans usa imagens de moda como plataforma para explorar realidades políticas, de gênero, etnia, aspiração e oportunidade
INEZ VAN LAMSWEERDE & VINOODH MATADIN The face | 1994 O casal utilizava técnicas de pós-produção digital como um meio para criticar estereótipos de sexualidade e beleza feminina
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The face | 1994
O casal utilizava técnicas de pós-produção digital como um meio para criticar estereótipos de sexualidade e beleza feminina