Moda 1 ano atrás | Jucelene Oliveira

David Bailey, um dos ícones fotográficos dos anos 60 em Londres

David Bailey foi a inspiração do cineasta italiano Michelangelo Antonioni para o personagem principal do longa Blow-Up

por Revista FHOX

Londrino, David Bailey é um dos ícones culturais da Swinging London. Os efervescentes anos 60 na cidade de Londres, marcaram sua carreira com trabalhos para algumas das maiores revistas do mundo, inovando no estilo das fotografias de moda e nos retratos de celebridades.

Em 1958, determinado a seguir a carreira de fotógrafo, comprou uma câmera Canon e começou a trabalhar como assistente de fotógrafos da cidade, fazendo trabalhos menores e burocráticos nos estúdios. Em 1959, ele tornou-se assistente de John French, um conhecido fotógrafo londrino, e passou a fazer trabalhos próprios, ganhando dinheiro também como free-lancer.

david-bailey-11David Bailey

Em 1960, com apenas 22 anos, foi contratado pela revista Vogue britânica para fazer as fotos dos editoriais de moda da publicação, o que veio a transformá-lo em uma celebridade internacional.

Junto com Terence Donovan e Brian Duffy, Bailey criou e capturou as imagens que ajudaram a criar o espírito da Swinging London dos anos 60, uma cultura de moda, artes e das celebridades chiques da época. Os três fotógrafos passaram a conviver com atores, músicos e com a nobreza britânica, vendo-se eles próprios serem elevados à categoria de celebridades pela imprensa, junto com as que fotografavam.

david-bailey-6David Bailey

Entre muitas outras personalidades que Bailey fotografou, estão Mick Jagger,Twiggy, The Rolling Stones, a supermodelo Jean Shrimpton e Catherine Deneuve.

Com um trabalho consistente, influente e reconhecido através das décadas, Bailey foi condecorado como Membro do Império Britânico em 2001 pela Rainha Elizabeth II. Hoje, seguecom mais de 70 anos e ainda trabalhando para as grandes revistas de moda, dirigindo comerciais e campanhas publicitárias para o cinema, ele é casado com a ex-modelo e atriz Catherine Dyer.

Confira algumas imagens capturadas por ele:

Notícias relacionadas