Portfólio 6 dias atrás | Colaboradores

MAS DO NADA QUE HOJE SOU

Projeto desenvolvido em Paços de Arcos, uma localidade que fica nos arredores de Lisboa em Portugal, pelo fotógrafo Bruno Saavedra, durante os meses de Março, Abril e Maio de 2020, no período de isolamento causado pelo Covid-19

por Revista FHOX

MAS DO NADA QUE HOJE SOU

Este é o silêncio
Onde me recolho e sinto só
Este é o tempo parado como um nó
Este és tu e eu, e nada mais
Vozes soltas, medo e espera
Este é o mês da liberdade
Este és tu na primavera
Nasci e vou morrendo devagar
Mas do nada que hoje sou
Apenas tu e eu a navegar
Ai sonho triste e demorado
Ai pranto meu amargurado
Quando Abril nasceu foi desejado
Queimado, mas vivo e forte
E muito amado.

Texto por  Paulo Valentim
19 de Abril de 2020

MAS DO NADA QUE HOJE SOU é um projeto desenvolvido em Paços de Arcos, uma localidade que fica nos arredores de Lisboa em Portugal, pelo fotógrafo Bruno Saavedra, durante os meses de Março, Abril e Maio de 2020, no período de isolamento causado pelo Covid-19.

Bruno Saavedra é um fotógrafo e artista visual luso-brasileiro. Nasceu em 1987 na cidade de Itamaraju-Bahia no Brasil. Reside em Portugal desde 2004.

Aos oito anos se apaixonou pela fotografia, indiretamente influenciado pela sua avó materna, que passava os serões a lhe mostrar negativos, monóculos e fotografias antigas de família.

A fotografia de Bruno Saavedra vai além do documental, conceptual ou até mesmo autoral. É algo quase subliminar, com muita verdade, sentimento e respeito pelo que se fotografa. Com o passar dos anos, nota-se a sua obsessão por documentar a coisas simples da vida. A identidade, intimidade, questões culturais, sociais e a memória coletiva são, por isso alguns dos principais temas dos seus trabalhos.

Bruno Saavedra viveu três anos em Macau, na China (2011/2014), onde trabalhou em diversas atividades artísticas de animação sociocultural na Casa de Portugal em Macau e iniciou o estudo da fotografia com António Duarte Mil-Homens.

De regresso a Lisboa, concluiu o curso de maquilhagem da Lisboa Make-Up School – 2014 e deu continuidade nos estudos fotográficos na Restart- Instituto de Criatividade, Artes e Novas Tecnologias (2015/2016). Fez o workshop Food Photography com o fotógrafo Jorge Simão (2016) e o 5o Workshop Narrativas Fotográficas do Intendente com a fotógrafa Pauliana Valente Pimentel (2016/2017).

Frequentou o curso avançado de fotográfia da Ar.Co (2018/2019).

Com vários livros lançados, desde 2015 expõe com regularidade o seu trabalho.

Trabalha como fotógrafo free-lancer.

Instagram: @brunosaavedra.photo

Site: www.brunosaavedra.photo