Fotojornalismo 3 anos atrás | Iara Moribe

Ron Galella, o primeiro paparazzo do mundo

Ele já ganhou documentário da HBO, exposições pelo mundo todo e escreveu mais de dez livros

por Revista FHOX

Quem não gostaria de fotografar Salvador Dali, John Lennon e Yoko, David Bowie, Mike Jagger, Steve McQueen, Liz Taylor e tantos outros ícones? Ainda ser elogiado por ninguém menos que Andy Warhol! Mas nem tudo são flores. Ron Galella também apanhou. Literalmente apanhou de Marlon Brando, dos seguranças de Richard Burton, surras que lhe custaram alguns dentes. E também do hoje pacificador Sean Penn, em tempos de Madonna. Enfrentou tribunais: foi acionado por Jacqueline Kennedy Onassis, sua obsessão. E condenado a manter distância mínima de 15 metros dela e de seus filhos.

Considerado o primeiro paparazzo do mundo, Ron Galella também virou celebridade. Já ganhou inclusive um documentário da HBO, “Smash his Camera!” (2010), frase pronunciada pela ex-primeira dama Jacqueline Kennedy a seus seguranças quando foi flagrada com seus filhos no Central Park, em NYC.

São mais de dez livros, exposições em todo o mundo,entrevistas em diversos grandes canais de TV. Em uma delas ele critica os paparazzi de hoje, que fotografam apenas por dinheiro e não por paixão pelas pessoas. Que as fotos de hoje são vulgares, de mau gosto, sempre buscando o lado negativo das pessoas, até mesmo pornográficas. Ele sempre buscou registrar as pessoas famosas fazendo coisas comuns e tentava deixá-las bonitas, glamurosas.

Tão pop star que se tornou que em 2014, o Row NYC, hotel na Times Square, desenvolveu o Paparazzi Project, onde uma suíte levava seu nome e foi toda decorada por fotos exclusivas de Galella. A diária da suíte, com preço inicial de US$ 2.500, dava direito a um dia de celebridade, com cabelereiro, maquiador e uma sessão de duas horas com um fotógrafo.

A exposição “Public, Private, Secret” que fica até janeiro no ICP, em NYC, tem uma fotografia sua ao lado de fotos de Cindy Sherman, Vik Muniz, Cartier-Bresson e outros consagrados.

Confira algumas imagens: