Fotojornalismo 3 anos atrás | Diogo Amorim

Fotografias mostram o terror na linha da frente em Mossul, no Iraque

O fotógrafo GoranTomasevic passou os últimos dias com as forças iraquianas, que tentam retomar a cidade de Mossul, controlada pelo Estado Islâmico

por Revista FHOX

Goran Tomasevic, fotógrafo da Reuters, passou os últimos dias com as forças iraquianas que tentam retomar a cidade de Mossul, controlada pelos extremistas do Estado Islâmico. Uma de suas imagens, um pai fugindo com a filha no colo, ambos aos berros, circulou o mundo. O cenário é dos piores possíveis: a rua de Wadi Hajar coberta por destroços, gerados pela batalha entre os combatentes do EI e as Forças Especiais Iraquianas

Mossul (2)Goran Tomasevic
Mossul (1)Goran Tomasevic

Tomasevic captou imagens de habitantes que fugiam do contra-ataque do ISIS, esquivando-se das balas e fugindo, a medida que os combatentes extremistas fechavam o cerco.

Algumas pessoas, quando chegavam na parte controlada pelo exército, eram recebidos com ordens para que levantassem as roupas, para provarem que não eram homem-bomba, uma tática que tem sido usada pelos extremistas do Estado Islâmico.

Mossul (9)Goran Tomasevic

Segundo o Ministério das Migrações Iraquiano, mais de 57.000 civis abandonaram a parte ocidental de Mossul desde o início da ofensiva das forças iraquianas para esta zona da cidade.

Mossul (3)Goran Tomasevic
Mossul (10)Goran Tomasevic
Mossul (8)Goran Tomasevic