Fotojornalismo 3 anos atrás | Redação

A fotografia saturada e documental de Steve McCurry

"Se você esperar", ele percebeu, "as pessoas vão esquecer a sua câmara e a alma do fotografado vai transparecer."

por Revista FHOX

Steve McCurry é reconhecido universalmente como um dos melhores fotógrafos da atualidade. Membro da Magnum Photos desde 1986, McCurry buscou e encontrou o inesquecível; muitas das suas imagens tornaram-se ícones modernos.

Nascido na Filadélfia, EUA, McCurry é graduado pela Faculdade de Artes e Arquitectura da Universidade Estadual da Pensilvânia. Depois de trabalhar em um jornal por dois anos, ele partiu para a Índia como freelance. Foi na Índia que McCurry aprendeu a observar e esperar o melhor ângulo. “Se você esperar”, ele percebeu, “as pessoas vão esquecer a sua câmara e a alma do fotografado transparece.”

Sharbat Gula, Garota Afegã, Paquistão, 1984Steve Mccurry
Sharbat Gula, Garota Afegã, Paquistão, 1984

Sua cobertura da invasão da Rússia do Afeganistão ganhou o Robert Capa Gold Medal para melhor reportagem fotográfica do exterior, um prêmio dedicado a fotógrafos exibindo coragem e iniciativas excepcionais.

A obra de McCurry tem sido destaque em todas as principais revistas do mundo e freqüentemente aparece na revista National Geographic com artigos recentes sobre o Tibete, Afeganistão, Iraque, Iêmen, e os templos de Angkor Wat, no Camboja.

Um ponto alto de sua carreira foi a redescoberta da menina refugiada afegã não identificada anteriormente e que muitos descreveram como a fotografia mais reconhecível no mundo de hoje. Quando McCurry finalmente localizou Sharbat Gula depois de quase duas décadas, ele disse: “Sua pele é de resistência; existem rugas agora, mas ela é tão impressionante quanto como era há 20 anos”.

Confira algumas imagens de Steve McCurry:

McCurry publicou ainda inúmeros livros, entre eles: The Way Imperial (1985) , Monsoon (1988), Retratos ( 1999) , Sudeste do Sul (2000), Sanctuary ( 2002), O Caminho para o Buddha : A Peregrinação tibetano ( 2003) , Steve McCurry (2005) , olhando do leste (2006) , à sombra das Montanhas (2007), e seu último livro The Moment Unguarded (2009).

É possível seguir McCurry nas redes sociais Facebook, Instagram e Twitter. Ele sempre posta fotos e relatos sobre seus trabalhos ao redor do mundo.