Fotojornalismo 10 meses atrás | Thalita Monte Santo

Nesta quarta-feira (5), jornalista lança livro sobre fotografia esportiva

Com 239 imagens, o livro traz técnicas de fotografia e experiências em campeonatos internacionais que o jornalista cobriu

por Revista FHOX

No dia 5 de fevereiro (quarta-feira), o jornalista e fotógrafo Cristiano Andujar, lança o livro “Fotografia Esportiva: Relatos, Experiências e Dicas de Grandes Coberturas Esportivas”, às 19h, na Livraria Nobel do Floripa Shopping.

Com 239 imagens, o livro traz técnicas de fotografia e experiências em campeonatos internacionais que o jornalista cobriu, como Copa Davis (tênis), Rio 2016 (Olimpíada), Ironman (triatlo), Copa América (futebol), automobilismo, vôlei, beisebol, surfe e outros.

Fotografia esportiva
Cristiano Andujar – Foto: Ricardo Nogueira/Divulgação/ND

Segundo Andujar, toda modalidade esportiva apresenta seu grau de dificuldade para fotografar, “seja por posicionamento (no automobilismo o autódromo é extenso; no futebol, na comemoração, o jogador pode comemorar para o outro lado) ou pela agilidade do movimento. Uma foto muito difícil é no tênis, quando a bolinha está estufando as cordas da raquete. É uma foto muito rara”, conta. 

Ele também explica que, em contrapartida, os jogadores podem comemorar várias vezes, em vários pontos ganhos. “Já no futebol a comemoração do gol é mais rara”.

Leia também: Mulheres retratam mulheres em nova exposição

A publicação, da editora Unisul, inclui o halo solar registrado em fevereiro de 2018, sobre a Catedral Metropolitana de Florianópolis. “Talvez seja a foto mais expressiva que já fiz, que mais deu repercussão. Não é esporte, mas ainda assim é sobre o fotojornalismo, sobre a persistência e o fato de estar no lugar certo, na hora certa, e ter o conhecimento necessário para tirar proveito da ocasião”, diz.

Serviço: 

Fotografia esportiva