Fotojornalismo 3 anos atrás | Redação

Foto lendária é banida do Facebook e causa polêmica

Premiada fotografia é uma das mais marcantes imagens de guerra já capturadas

por Revista FHOX

14292486_10154351900106832_4168140363155788133_n

Aftenposten, o maior jornal da Noruega colocou a história na capa da publicação impressa. Com direito a uma carta para Mark Zuckberg. Isso porque a rede social censurou a fotografia da Menina de Napalm na Guerra do Vietnã. A foto de Nick Ut marcou história (inclusive levou o Prêmio Pulitzer) e é até hoje é uma das mais emblemáticas fotos de guerra. Na capa do jornal não está só a icônica foto, mas também um texto do editor (e presidente do jornal) Espen Egil Hansen.

No texto, Hansen acusa Zuckberg de abuso de poder (e o chama de editor mais poderoso do mundo). O norueguês reconhece a força do Facebook como ferramenta de divulgação, mas ficou chateado com a censura e autoritarismo da maior rede social do mundo. A repercussão desse caso já é mundial e o Facebook diz que qualquer foto em que aparece uma genitália será removida. Hansen rebateu dizendo que não teve tempo de se explicar e que o Facebook não tem bom senso e não sabe distinguir uma foto de pornografia infantil com uma fotografia famosa de guerra.

O clique lendário é do fotógrafo Huynh Công Út, conhecido profissionalmente como Nick Ut, fotógrafo da Associated Press, que trabalha em Los Angeles