Fotojornalismo 8 meses atrás | Thalita Monte Santo

Imagens mostram os efeitos causados pelo Coronavírus no mundo

Classificado como pandemia pela OMS, o coronavírus provocou uma crise mundial sem precedentes, que parou a economia mundial e fez diversos países tomarem medidas drásticas

por Revista FHOX

Alan Taylor, editor de fotografia da revista norte-americana “The Atlantic”, recentemente publicou uma compilação de fotos de espaços esvaziados ao redor do mundo devido à atual pandemia do coronavírus.

Classificado como pandemia pela Organização Mundial de Saúde na quarta-feira (11), o coronavírus provocou uma crise mundial sem precedentes, que parou a economia mundial e fez diversos países tomarem medidas drásticas, como fechar fronteiras, decretar emergência nacional e proibir aglomerações.

Leia também: Covid-19: Sebrae lança campanha de apoio para os empreendedores

Nas imagens, hipermercados americanos sem produtos nem clientes, partidas esportivas em estádios vazias, pontos de turismo religioso sem fiéis — como a praça São Pedro, no Vaticano, ou a Caaba, em Meca, na Arábia Saudita —, chamam atenção e trazem à tona uma reflexão sobre o que o mundo inteiro está enfrentando. Confira: 

Quando todos ficam em casa: espaços públicos vazios durante a pandemia do coronavírus

 

Coronavírus
Vista aérea mostra uma área estranhamente vazia de azulejos brancos ao redor da Kaaba, na Grande Mesquita de Meca, em 6 de março de 2020. O comparecimento às orações de sexta-feira foi atingido por medidas para proteger  a população do coronavírus (Foto: Bandar Aldandani / AFP / Getty)
Coronavírus
O professor Maurizio Casiraghi, do Departamento de Biotecnologia e Biociências de Milano Bicocca, registra uma lição sobre a evolução dos genomas em uma sala de aula vazia, em Milão, Itália, em 5 de março de 2020. A Itália fechou todas as escolas e universidades em 15 de março para ajudar a combater a propagação do novo coronavírus. (Foto: Piero Cruciatti / AFP / Getty)
Coronavírus
Um cliente passa por prateleiras vazias que normalmente mantêm papel higiênico e toalhas de papel em uma loja Costco, em Teterboro, Nova Jersey, em 2 de março de 2020. (Foto: Seth Wenig / AP)
Coronavírus
Uma rua vazia entre os temores de vírus no distrito comercial de Ginza, em Tóquio. (Foto: Massimo Rumi / Barcroft Media / Getty)
Coronavírus
As equipes se alinham em um estádio vazio, antes da partida entre a Inter Milan e a Ludogorets Europa League; fãs não foram autorizados a entrar por causa do medo de coronavírus, em San Siro, Milão, Itália, em 27 de fevereiro de 2020. (Foto: Emilio Andreol / Reuters)
Coronavírus
Depois que um decreto do governo italiano fechou escolas e cinemas, e pediu às pessoas que trabalhassem em casa e não ficassem a menos de um metro de distância, o movimento em restaurantes caiu drasticamente no país. (Foto: Yara Nardi / Reuters)
Coronavírus
A montagem mostra uma grande multidão de pessoas visitando o templo Sensoji, no distrito de Asakusa, em Tóquio, em 16 de abril de 2019. Já à esquerda, a imagem apresenta um grupo muito menor em 9 de março de 2020. (Foto: Atriz Charly Triballeau / AFP / Getty)
Coronavírus
As pessoas usam máscaras enquanto andam de bonde vazio no centro de Milão, Itália, em 26 de fevereiro de 2020. (Foto: Claudio Furlan / LaPresse via AP)
Coronavírus
Prateleiras vazias, normalmente abastecidas com sabonetes, desinfetantes, toalhas de papel e papel higiênico em uma mercearia Smart & Final, em Glendale, Califórnia, em 7 de março de 2020. O medo do coronavírus provocou  nervosismo. As pessoas passaram a estocar alimentos enlatados, bem como produtos de limpeza e higiene nos EUA. (Foto: Robyn Beck / AFP / Getty)
Coronavírus
Uma vista de cadeiras vazias na Praça de São Pedro antes da transmissão ao vivo da oração do Papa Francisco, no domingo, durante a emergência do coronavírus, em 8 de março de 2020, na Cidade do Vaticano. (Foto: Antonio Masiello / Getty)
Coronavírus
O Coliseu, fechado após as novas medidas de prevenção do governo em reuniões públicas, se reflete em uma poça onde uma máscara foi deixada, em Roma, em 8 de março de 2020. (Foto: Alfredo Falcone / LaPresse / AP)
Coronavírus
Um promotor de restaurante aguarda clientes em uma parte praticamente vazia da Chinatown de Cingapura, pois o turismo diminui por causa do surto de coronavírus, em 21 de fevereiro de 2020. (Foto: Edgar Su / Reuters)
Coronavírus
Um garçom fica na praça deserta San Marco, em 6 de março de 2020, em Veneza, Itália. (Foto: Stefano Mazzola / Despertar / Getty)