Fotojornalismo 3 anos atrás | Leo Saldanha

A culpa não foi do fotógrafo

Notícia sobre o comparativo das fotos de jornais na vitória do Chicago Cubs nos Estados Unidos não é bem o que parece

por Revista FHOX

chicago-tribune-sun-times-cover-photos-fb__700-png

O time de beisebol Chicago Cubs conquistou o campeonato na liga norte-americana. Um feito depois de mais de 100 anos tentando conquistar o título. Contudo, outro assunto está roubando a cena. Um comparativo das fotos de capas dos dois principais jornais de Chicago. Chicago Tribune e Chicago Sun-Times. Sun-Times é o oitavo maior jornal (em circulação) dos Estados Unidos. Já o Tribune é o décimo. A diferença entre as fotos é o que chamou a atenção de muitos fotógrafos nas redes sociais. De um lado a fotografia de Brian Cassella, fotógrafo exclusivo e do time de profissionais do Chicago Tribune. Do outro, a imagem do Sun-Times (clicada por David J. Phillip) fotógrafo freelancer.

Esta seria uma matéria seguindo a fonte do Petapixel. Algo que vem ocorrendo cada vez com mais frequência no Brasil e em outros países. Petapixel é referência para sites de fotografia daqui e de fora. Até aí nada de errado nisso, o problema é quando gera posts superficiais sem uma pesquisa mais aprofundada.

chicago-tribune-sun-times-cover-photos-2
A foto “cropada” de Phillip. A câmera era controlada remotamente.

O site DigitalRev abordou o assunto de forma mais completa e mostrou a história sob outra ótica. O debate não é sobre a qualidade das fotografias. Na verdade, o erro foi da equipe de edição de imagens do jornal Sun-Times que escolheu muito mal (e ainda cortou a foto) entre as muitas fotografias feitas por David J. Phillip. Aliás, Phillip é um profissional muito experiente e fotógrafo da Associated Press que já cobriu inúmeras finais importantes. Para se ter ideia. Foram 18 SuperBowls e 9 Olimpíadas. Então não me parece justo colocar a culpa no fotógrafo e nem estabelecer uma relação de qualidade entre uma fotografia de um profissional freelancer ou fixo.

No fim, a grande constatação é que a o Sun-Times não valoriza fotografia de qualidade e nem respeita o trabalho dos fotógrafos profissionais.

chicago-tribune-sun-times-cover-photos-1