Portfólio 2 anos atrás | Redação

Fotógrafo usa itens de loja de móveis para criar uma foto inspirada em um Rembrandt

Ideia do norueguês Stig Håvard Dirdal foi criada como cartão de Natal para uma loja de fotografia

por Revista FHOX

 

Stig Håvard Dirdal fez sucesso nas redes sociais e na internet com sua obra inspirada em pintura clássica de Rembrandt de 1632. A foto recria a obra A Lição de Anatomia do Dr. Tulp. Ele foi contratado por uma loja de câmeras da costa norueguesa para criar esse retrato de Natal dos funcionários.

A ideia dele foi transformar a tela sobre anatomia em uma foto para celebrar a fotografia. Ele chamou dez modelos e usou itens da IKEA para montar a foto. A IKEA é uma famosa rede mundial (de origem sueca) que vende móveis de baixo custo e outros produtos decoração para casa como utensílios domésticos.

Boa parte dos itens ele encontrou no site da empresa. Depois foi para a máquina de costura para adaptar cortinas, cobertores e outros tecidos de produtos inusitados encontrados na IKEA. Além de posar para a foto, os funcionários da Stavanger Foto ainda ajudaram a confeccionar parte das roupas e adereços.

Dirdal disse ao site My Modern Met que tudo deu um trabalho danado e que esse serviço só fez ele ter ainda mais respeito pelo esforço dos grandes mestres da pintura. “Eles trabalhavam meses ou anos na mesma tela. O fotógrafo pode capturar 20 imagens por segundo em RAW, mas o que exigiu mais nessa foto foi a preparação e o desenvolvimento antes do clique”. O trabalhão deu resultado: o cartão de Natal de Dirdal para a loja de fotografia apareceu não só para os clientes da loja, mas também para uma audiência mundial.

>> Fotógrafo recria famosa foto com o pintor Salvador Dalí

A Lição de Anatomia do Dr. Tulp de Rembrandt. óleo sobre tela
Os ricos detalhes na foto de Dirdal
O esboço com a configuração de cena com a iluminação correta para obter o resultado deseja pelo fotógrafo
Os itens costurados e trabalhados manualmente por Dirdal
O rascunho com a ideia que ele queria obter com a foto

 

Se você tem uma matéria, um relato, uma coluna, um tutorial ou qualquer outro tipo de conteúdo e quer contribuir com o FHOX.com.br, nos envie! Nosso departamento de redação vai analisar e, se aprovado, será publicado e assinado por você, respeitando todas as regras do direito autoral. Colabore clicando aqui: Você na FHOX.