Portfólio 5 meses atrás | Redação

A fotografia sofisticada e criativa de Rodney Smith

Um trabalho com apelo cinematográfico e com composições únicas

por Revista FHOX

 

O que se costuma dizer sobre o trabalho de Rodney Smith é que além de mágico é surreal. Falecido em 2016, Smith teve mais de 45 anos de carreira, um fotógrafo que criou um verdadeiro legado em moda e arte. Suas fotos trazem provocações visuais e extravagâncias fotográficas. Um trabalho que marcou época e que foi destaque em publicações celebradas como a TIME, New York Times e Wall Street Journal só para citar algumas. Suas fotos estiveram em galerias e museus do mundo todo. O que mais chama a atenção na obra dele é que as fotos misturam elegância e composição apurada. Sempre com um estilo clássico. Aluno do mestre Walker Evans, foi com ele que Smith aprendeu tudo sobre composição, iluminação e fotografia.

 

Para Smith a composição funcionava como ritmo musical. Mesmo depois do surgimento do digital Smith manteve o trabalho com filme fotográfico. Gostava de criar e resolver tudo na hora do clique e direto na câmera. Também era fã de fotografia preto e branco. Aliás, só passou a clicar fotos coloridas em 2002. O lado surreal das imagens é consistente em quase todas as criações. Para ele, a fotografia servia para expressar o inconsciente. Em entrevista para o site My Modern Met alguns anos atrás, ele disse que a locação era muito importante e quase um personagem nas fotografias. “Uma das coisas que mais interessante, e acho que as pessoas estão sempre intrigadas com isso, é que apesar de minhas fotos parecerem tão compostas, elas são espontâneas. Confesso que 95% das fotos que eu tirei nem sabia que iria criar alguns minutos antes”. http://www.rodneysmith.com/

>> Mães pelo mundo 

>> CAMERACLUB: UMA COMUNIDADE DE BENEFÍCIOS E DESCONTOS COM MAIS DE 2 MIL VANTAGENS E 3500 MEMBROS 
Se você tem uma matéria, um relato, uma coluna, um tutorial ou qualquer outro tipo de conteúdo e quer contribuir com o FHOX.com.br, nos envie! Nosso departamento de redação vai analisar e, se aprovado, será publicado e assinado por você, respeitando todas as regras do direito autoral. Colabore clicando aqui: Você na FHOX.