Família 2 anos atrás | Regina Sinibaldi

“A vida como ela é”

Frase resume a fotografia intimista do estúdio Vida em Foco

por Revista FHOX
Fotos: Isabel Asckar

Durante conversa com Isabel Asckar, em que falava de sua trajetória profissional, a frase “a vida como ela é” foi dita algumas vezes para explicar a proposta de seu trabalho na fotografia. Formada em cinema em Florença, Itália, Isabel passou vários anos empunhando uma filmadora até migrar para fotografia. Seu estúdio atua em vários segmentos, com destaque para sessões de gestante, newborn, criança e família.

Com esse perfil, não foi difícil a ela decidir em que bairro paulistano estabelecer seu estúdio: Vila Olímpia, na Rua Santa Justina, conhecida por concentrar marcas de grife para roupas de gestantes e bebês. Um dos produtos do estúdio Vida em Foco é o “Mêsversário”. Mais do que ser o acompanhamento do bebê mensalmente, a sessão de retratos é acompanhada de um fato importante da vida dele que se incorpora à imagem, como uma legenda, de modo a gerar um conteúdo, um registro histórico de seu desenvolvimento. “As mães adoram, porque a gente acaba esquecendo depois daqueles detalhes, como a primeira papinha, o primeiro dentinho, etc. Digo isso porque sou mãe; se a gente se lembrasse de tudo, não teria o segundo filho”, fala em tom de brincadeira.

Outro produto do estúdio é o Photobox, um sistema de assinatura anual em que o cliente recebe em casa três fotos por mês da sessão contratada; pode ser acompanhamento da gestação, do bebê ou outros motivos que mereçam documentação.

Na trilha de acompanhar famílias, a foto escolar também desponta no trabalho de Isabel. “Levo para essas reportagens uma linguagem mais intimista, que busca fotos espontâneas da criança e não simplesmente uma recordação escolar. É um trabalho difícil, pois tento ser mais invisível possível para revelar momentos, expressões, atitudes, que os pais desconhecem”, diz.

Dada a localização do estúdio, algumas lojas especializadas em moda gestante/bebê tornaram-se parceiras do Vida em Foco que tem a Digipix como fornecedora de álbuns e quadros fotográficos.