Família 12 meses atrás | Thalita Monte Santo

Os retratos do cotidiano de Juliana Pacheco e Deborah Seabra

Foi com o intuito de ajudar a eternizar a beleza dos dias comuns que as fotógrafas criaram o projeto Retratos do Cotidiano

por Revista FHOX

Muitas vezes os dias passam tão depressa, agitados e cheios que nem percebemos pequenos detalhes significativos. E foi com o intuito de ajudar a eternizar a beleza dos dias comuns que as fotógrafas Juliana Pacheco e Deborah Seabra, do Mar de Algodão, criaram o projeto Retratos do Cotidiano.

A ideia surgiu a partir de uma reflexão sobre a própria experiência de Juliana. “Fotografia, na minha família, não era restrita aos eventos; meus pais documentavam tudo: eu lavando a louça, fazendo o dever de casa, dormindo ou simplesmente fazendo nada. Hoje, olho para essas fotos e consigo relembrar cada momento”, conta.

Ela também explica que passou a investir em fotografia documental de família depois de conhecer o trabalho da fotógrafa norte-americana Kirsten Lewis. Foi a partir daí que fez workshops, comprou livros e passou a estudar o material de profissionais do fotojornalismo.

É Juliana mesmo que faz as imagens na casa das famílias, registrando cenas corriqueiras que ilustram a memória real das pessoas. Depois, com a ajuda de Deborah, ela faz a seleção e os tratamentos do material.

A fotógrafa conta que procura criar uma relação de afinidade com as famílias antes mesmo de marcar a data dos trabalhos. Ela troca mensagens, busca conhecer a rotina e o estilo de vida da família e, na noite anterior ao ensaio, ela vai até a casa dos clientes e faz questão de deixar a câmera à mostra (ainda sem fotografar).

“Faço isso para as crianças não estranharem o objeto no dia seguinte e os adultos perderem o vício de olhar para a máquina o tempo todo”, explica.

Depois disso, de uma pré-interação, ela passa um dia inteiro fotografando os pequenos detalhes e os transformando em belas imagens. “Eu começo a fotografar quando as pessoas acordam e paro quando vão dormir”, detalha.

Vale a pena conferir o trabalho da dupla:

Acompanhe mais sobre o projeto através das redes sociais: Facebook | Instagram.

O que você achou sobre o trabalho das fotógrafas? Conta pra gente, nós queremos saber! Tem algum fotógrafo bacana para nos indicar? Não esqueça de compartilhar esse link com seus amigos. E aproveite para ler outra matérias em nosso site.

FHOX, tudo sobre fotografia.