Família 10 meses atrás | Colaboradores

Veja ensaio fotográfico sobre o afeto familiar nos casos de crianças com microcefalia

O fotógrafo Pedro de Paula registrou a rotina de algumas famílias em suas residências, com muito sentimento e respeito às vidas.

por Revista FHOX

Você sabe o que é Microcefalia?

Microcefalia é uma condição neurológica rara em que a cabeça e o cérebro da criança são significativamente menores do que os de outras da mesma idade e sexo. Normalmente ela é diagnosticada no início da vida, e é resultado do cérebro não crescer o suficiente durante a gestação ou após o nascimento.

Crianças com microcefalia têm problemas de desenvolvimento. Não há uma cura definitiva, mas tratamentos realizados desde os primeiros anos melhoram o desenvolvimento e a qualidade de vida das crianças. Ela pode ser causada por uma série de problemas genéticos ou ambientais.

Pedro de Paula. (Foto: Filípio Espírito)

O fotógrafo Pedro de Paula, de 30 anos, trabalha como repórter fotográfico desde 2014. Ele escreveu para Você na FHOX para compartilhar conosco sobre um ensaio fotográfico que produziu com base no afeto familiar nos casos de crianças com microcefalia. O ensaio foi além da influência do trabalho fotográfico e virou tema para a conclusão do curso de Graduação em Fotografia que realizou. Ele contempla a rotina de algumas famílias em suas residências, com muito sentimento e respeito às vidas.

Instagra:@pedrodepaulafoto

Cinegrafista e fotógrafo André Duarte também escreveu para Você na FHOX e compartilhou conhecimento.

Texto e fotos por Pedro de Paula

A minha intenção em realizar esse ensaio surgiu em abril de 2015, quando se principiou a informação do surto desses casos. Fui até o Hospital Oswaldo Cruz à procura de crianças recém-nascidas com essa patologia para fazer fotos para agências de notícias. Estava sozinho e quando cheguei já senti o clima de tensão, não só entre as mães com seus bebês no colo à espera do diagnóstico, como também dos profissionais do hospital.

Dei uma volta pelos corredores do Hospital até chegar à ala pediátrica, onde se concentravam as principais informações a cerca dos casos. Esperei por quase duas horas para poder entrar numa sala, junto com outros colegas da imprensa, onde havia uma mãe que tinha acabado de receber o diagnóstico positivo.

Todos na sala estavam sem saber como começar aquela pauta, mas já que o Hard News não pode esperar, pedi licença a todos e iniciei uma conversa com a mãe, na tentativa de acalmá-la. Com ela mais tranquila, dei início ao posicionamento para não mostrar seu rosto e o rosto da criança (pedido
dela), e comecei a fotografar, tentando ser o mais breve possível.

Depois desse dia levei comigo o desejo de mostrar aquela história de outra maneira, mostrar uma realidade familiar transformada após a Microcefalia, sem a intenção de mostrar momentos de dificuldades por mais que eles existam. Mas sim, dar ênfase à importância do afeto superando as adversidades.

Ali nasceu a inspiração e pela necessidade de fazer meu trabalho de conclusão de curso de Fotografia, aproveitei o respaldo maior, sem ligação com veículos de imprensa e consegui colocar
em prática o projeto, com orientação do professor Miva Filho do Centro Universitário Maurício de Nassau (UNINASSAU).

Luana Vitória e Família. (Foto: Pedro de Paula)
Pedro Miguel e família. (Foto: Pedro de Paula)
Juan Pedro e família. (Foto: Pedro de Paula)

Para conhecer o ensaio completo de Pedro de Paula, clique aqui e confira a Galeria.

Para conhecer mais do trabalho de Pedro de Paula, acesse: pedrodepaulafoto.wixsite.com/pedrodepaulafoto

Se você tem uma matéria, um relato, uma coluna, um tutorial ou qualquer outro tipo de conteúdo e quer contribuir com o FHOX.com.br, nos envie! Nosso departamento de redação vai analisar e, se aprovado, será publicado e assinado por você, respeitando todas as regras do direito autoral. Colabore clicando aqui: Você na FHOX.