Família 2 anos atrás | Thalita Monte Santo

O segredo da fotografia de família

por Revista FHOX

Foi durante a graduação de arquitetura, quando precisou pintar uma tela e decidiu usar uma fotografia como parte do trabalho, que o fotógrafo Tyto Neves, 47, começou a se interessar mais pela arte de registrar imagens. Mal sabia ele que de lá para cá se tornaria especialista em fotografias de família.

“Entendi que, embora já tivesse o gosto por fotografar, não sabia nada sobre o assunto. Assim, ainda durante a faculdade, resolvi cursar uma escola de fotografia e não parei mais”, relembra.

Foto: Tyto Neves

Dividindo-se entre São Paulo e Americana, Neves é hoje uma das grandes referencias em fotografia de família no Brasil. Autor do livro Retratos de Família (Editora iPhoto 2012), ele conta o que é preciso para se destacar no segmento: “estudo, planejamento, dedicação, respeito e muito trabalho”, diz.

Além disso, revela um segredo: mantenha a sua família por perto. “Para construir uma carreira sólida é preciso ter o apoio familiar, pois é junto à sua família que você pode chorar caso algo dê errado. Quando as coisas dão certo, é ali, junto à sua família que a comemoração deve acontecer. Meus sonhos, frustrações e realizações são vividos por eles, e isso torna a fotografia uma extensão natural de nossa vida”, conta.

Neves, que vai estar na Superquarta da Fotografar 2018, conta também que uma boa fotografia é formada por ter três elementos chaves que não devem ser desconsiderados: luz, enquadramento e narrativa.

Foto: Tyto Neves

“A luz será o elemento responsável por iluminar, ou não, a cena que você decidiu fotografar. O enquadramento será sua interpretação da cena, ou seja, o recorte que você fará daquele momento. A narrativa é a história transmitida através dessa imagem”.

Em seu livro, ele destaca que para conseguir registrar famílias é preciso, antes de tudo, saber ouvir os seus clientes. Não é à toa que hoje o profissional possui um grande histórico de famílias fotografadas em seu portfólio e viaja pelo país falando sobre o assunto em workshops e palestras.

“Se você estiver disposto a ouvir e observar o que cada família tem a lhe dizer antes de um ensaio, tudo fluirá de acordo com as características próprias de cada uma”, diz. Segundo ele, cabe ao fotografo observar essas características e transformá-las em imagens.

Atuando há 20 anos no mercado, Neves já viu muita gente entrar no segmento. Mas também já viu muita gente sair. “Vi novas linguagens chegarem e desaparecem rapidamente. O filtro do mercado fotográfico é real, muita gente entra, mas muita gente sai”, conta.

Foto: Tyto Neves

Ele começou fotografando amigos e logo depois já estava fotografando os amigos dos amigos. Foi assim que surgiram os primeiros ensaios gestantes, seguidos de pequenos casamentos e eventos corporativos que abriram as portas para o mercado de publicidade e para os grandes casamentos.

“Em meio a tudo isso, a fotografia de gestantes e família tomava corpo na medida em que eu fotografava as famílias, as empresas e as festas das famílias”.

Revista PBMAG

Em 2016, ele lançou a versão impressa da Revista PBMAG – um projeto que já estava em sua terceira edição digital. O lançamento aconteceu durante a São Paulo Photo Weekend.

“A PBMAG é a realização de um sonho, publicar uma revista somente em preto e branco, com fotógrafos amadores e profissionais e sem publicidade. Dentro de meu planejamento estratégico ela sempre teve espaço, porém ficava ‘pendurada’ à espera da hora certa”, conta.

Mais uma vez sua família estava lá. “Quando a hora certa chegou, minha família estava ao meu lado, ou melhor dizendo, estavam junto a mim no backstage, vivendo todas as etapas do nascimento do quinto elemento da família”.

Conselhos

Para quem está começando a se aventurar na fotografia de família, Neves aconselha: “Estude, faça um planejamento estratégico e trabalhe muito, e quando você achar que já sabe tudo, volte a estudar”.

Quer saber mais sobre a carreira de Tyto Neves, participe da Fotografar 2018, e acompanhe o fotógrafo em suas redes sociais.

Site | Facebook | Instagram