Família 1 ano atrás | Regina Sinibaldi

Uma marca criativa na fotografia de crianças

Maria Maricota faz barulho, começando pelos recém-nascidos.

por Revista FHOX

Por Regina Sinibaldi

Laje do Muriaé, no noroeste fluminense, é uma cidade de quase dez mil habitantes. Foi lá que Maria Fonseca desenvolveu sua fotografia voltada para newborn, família, cujos resultados a motivaram a se transferir, em 2016, para a vizinha Itaperuna, de cem mil habitantes.

Em visita à Fotografar 2017, ela teve a ideia de criar uma coleção de roupas para recém-nascidos. “São looks diferentes para cada bebê que fotografo”, conta ela, que batizou o projeto de Maricota e a partir de então vem sendo chamada por clientes e colegas de Maria Maricota.

As sessões de gestantes, newborn, acompanhamento de bebê – a cada dois ou três meses para marcar as fases de seu crescimento físico e motor – viram álbuns personalizados, que são produzidos pelo laboratório Profox. “Eu trabalho com uma caixa de fotografia da La Madera. Quando é newborn, além do álbum, às vezes a roupinha da sessão vai junto. Mas isso é exclusivo”, detalha.

Segundo Maria Maricota, pais de bebês deveriam ter mais esclarecimento sobre uma sessão newborn, principalmente no que se refere à segurança do retratado. “É fundamental a presença de um assistente no set para o bom andamento da sessão.”

E neste ano ainda, ela lançou a sessão “Princess Dream” e sua versão masculina, em que as crianças são fotografadas no campo, ao ar livre, em uma ambientação floral.