Esportes 3 anos atrás | Leo Saldanha

Confira “o clique” desses jogos olímpicos

Cameron Spencer é o autor da imagem de Usain Bolt sorrindo na semifinal dos 100 metros

por Revista FHOX
https-%2F%2Fblueprint-api-production.s3.amazonaws.com%2Fuploads%2Fcard%2Fimage%2F178821%2Fbolt
Foto de Cameron Spencer/Getty

A fotografia de domingo passado traduz de forma perfeita o homem mais rápido do mundo. Um sorriso próximo da linha de chegada em uma competição de altíssimo nível. Para quem não sabe, trata-se de um registro da semifinal dos 100 metros no último domingo, que assim que foi publicado fez sucesso. Um feito, já que eram 600 fotógrafos retratando a corrida naquele momento. O autor é o fotógrafo Cameron Spencer, da Getty.

Spencer falou com o site Mashable (e dezenas de outros sites gringos). Ele disse que não estava junto com tantos fotógrafos, preferiu se posicionar na grama. Quanto ao equipamento? Usou uma Canon 1DX MK2 com uma lente 70-200mm. A velocidade: 1/40 de um seg.

O mais curioso é que ele não estava oficialmente designado para aquela cobertura. Spencer saiu correndo da prova de salto com vara para a semifinal dos 100 metros porque queria muito retratar Bolt.  Ele disse ainda que não considera a foto perfeita, mas que percebeu que podia correr riscos e fazer aquela fotografia difícil. O fotógrafo está acostumado a retratar Bolt e diz que aquele sorriso foi um elemento extra de um showman com muita personalidade.

“Segurei a câmera o mais firme que pude e prendi a respiração”.

Agora, note que só na noite de corridas do último domingo foram quase 21 mil cliques criados por 11 fotógrafos. Só Spencer garantiu 876 imagens. A foto do sorriso levou 1 minuto para ir ao ar (em Londres, Spencer levou 1 minuto e 20 segundos para enviar o primeiro clique do Bolt).

Um detalhe: assim como nas provas de piscina, a Getty conta com câmeras controladas remotamente que ficam no solo e pertinho da pista. Spencer tinha 3 reflex devidamente posicionadas por lá. Alguns desses equipamentos estão on-line e as imagens são escolhidas pelo editores em tempo real. Um trabalho insano e super preciso. Tudo para gerar cliques incríveis como esse do jamaicano Usain Bolt.

A imagem fez tanto sucesso que já virou meme!

bolt-meme-th