Portfólio 2 anos atrás | Leo Saldanha

Ensaio de formatura inspirado na série The Walking Dead

Entrevistamos o fotógrafo Davi Maia que criou a inusitada sessão que está bombando na internet e nas redes sociais

por Revista FHOX
formatura-zumbi-sistema-de-mídias-digitais-foto-davi-maia-3
Foto: Davi Maia

Davi Maia (29) é fotógrafo e criou um site para mostrar a criação desse ensaio totalmente fora do comum. Formandos de Fortaleza (onde o fotógrafo atua) que se transformaram em zumbis enquanto os professores são os sobreviventes. A ideia surgiu dos próprios alunos em uma crítica evidente do ensino público e da dura vida dos estudantes que viraram noites estudando para completar os estudos. A turma é de 2015 do curso de mídia digitais da Universidade Federal do Ceará. A FHOX entrevistou Maia para saber detalhes desse divertido ensaio que viralizou na internet e já saiu em alguns jornais da região.

zumbi-formatura-4-560x370
Foto: Davi Maia

FHOX – Conte um pouco sobre você e sua carreira?

Davi MaiaTenho 29 anos, trabalho com fotografia desde os 20, nunca me fixei ou me especializei em uma área, não por falta de opção, mas justamente pela facilidade de me entediar fazendo uma coisa só, claro que isso traz prós e contras (para mim, os prós estão ganhando!), e há sempre o estigma de que “quem não se especializa, não vence o mercado”. Eu discordo e estou feliz assim, isso basta. Gosto muito de still (produtos e culinária), retratos, natureza, mas sempre aparece algo interessante e sinceramente se eu tivesse que fotografar só moda, só casamentos, só recém-nascidos, eu já teria desistido de fotografar.

formatura-zumbi-sistema-de-mídias-digitais-foto-davi-maia
Foto: Davi Maia

FHOX – Como surgiu a ideia?

Davi Maia – A proposta veio dos alunos, eles já sabiam o que queriam fazer e tinham já todo um roteiro escrito. Eles seriam os zumbis, e os professores os sobreviventes. Foi também uma forma de crítica, sobre o excesso de carga que os alunos recebem e acabam ficando meio “zumbis” virando noites com estudos e trabalhos, também sobre os professores do ensino público que são poucos valorizados e nem sempre recebem a remuneração devida e acabam se tornando sobreviventes.

formatura-zumbi-sistema-de-mídias-digitais-foto-davi-maia-2
Foto: Davi Maia

FHOX – Fez algo parecido de novo?

Davi MaiaAlunos zumbis não (risos), mas sempre tem uma ou outra coisa estranha, me empolgo fácil com ideias fora do comum, muitas delas não são nem jobs, só vontades próprias ou de amigos que acabo fazendo pra me divertir. Gosto muito do tema pós-apocalíptico e ainda tenho várias ideias de fotos para isso.

>> Uma grife de formatura nordestina 

z12
Foto: Davi Maia

FHOX – Por que os álbuns e fotos de formatura normalmente são tão careta?

Davi Maia –  No geral porque onde há muitas opiniões envolvidas, o “normal” vai prevalecer, vai gerar menos confronto. Não sei como é em cada cidade, mas aqui em Fortaleza, 98% dos ensaios de formatura são na praia com os alunos vestidos de branco e balões de letras metalizadas que formam o nome do curso, SEMPRE. Isso é o “normal”, é o que vai agradar a maioria da turma, então a democracia será feita, e assim viram mais uma turma de branco na praia. Aplausos para os que fogem do normal!

FHOX – Entregou algo impresso dessas fotos?

Davi MaiaNão. Quase todo meu trabalho é voltado pro digital e mídia social, faço impressões mais para presentear amigos, e pra ser sincero espero continuar assim.

formatura-zumbi-sistema-de-mídias-digitais-foto-davi-maia-4 (1)
Foto: Davi Maia

FHOX – Viu a repercussão nas redes sociais e internet? o que achou?

Davi MaiaVi sim, é legal ver seu trabalho ser comentado (positivamente, risos). Eu sou pouco atento a exibir meu trabalho, acaba que quando eu e o cliente ficamos satisfeitos, para mim termina aí e durmo bem. Os amigos e clientes me cobram muito que eu faça mais autopromoção. Esse ensaio por exemplo é de 2015! Somente esses dias que resolvi postar algumas fotos dele, e só porque por acaso esse mês criei um perfil no instagram (por pura insistência dos outros, agora posso ser encontrado no @davimaiaphotos e precisava de conteúdo, e daí começou a ter todo esse alcance! É um meio legal de publicidade, mas precisa ter paciência para se vender na internet.

Veja mais: Formatura Zumbi 

z13
O prédio da universidade pública que não foi entregue pelo governo. Além de uma brincadeira, um ensaio com fundo crítico. Foto: Davi Maia