Autoral 5 meses atrás | Flávio A. Priori

Zanele Muholi traz questões de injustiças raciais em ensaio fotográfico

Publicação traz diversos autorretratos sob diferentes olhares

por Revista FHOX

Zanele Muholi é fotógrafa, artista e ativista original da África do Sul. Em seu projeto mais recente ela se registrou em 365 fotos para a publicação ‘Somnyama Ngonyama: Hail the Dark Lioness’ (‘Leão Preto: Salve à Leoa Negra’ em tradução livre). Com o ensaio, Zanele quer trazer para discussão as injustiças sofridas pelas pessoas negras naquele país.

Zanele Muholi

Para o site Desing You Trust, a fotógrafa comentou que quer com essa produção falar sobre sua história e encorajar pessoas negras a tomarem seus devidos espaços na sociedade. Incentivá-las a lutar contra o medo.

Leia também: INCLUSÃO ATRAVÉS DA FOTOGRAFIA NA ÁFRICA DO SUL

“Estou produzindo esse documento fotográfico para encorajar indivíduos na minha comunidade para serem valentes o suficiente para ocupar espaços — valentes o suficientes para criar sem o medo de serem vilanizados” explica Muholi.

Certamente o trabalho da artista merece destaque por levantar questões tão importantes, como representatividade e preconceito. Temas extremamente pertinentes para nossos tempos.

Se você tem uma matéria, um relato, uma coluna, um tutorial ou qualquer outro tipo de conteúdo e quer contribuir com o FHOX.com.br, nos envie! Nosso departamento de redação vai analisar e, se aprovado, será publicado e assinado por você. Tudo respeitando todas as regras do direito autoral. Colabore clicando aqui: Você na FHOX.