Autoral 3 anos atrás | Diogo Amorim

Na busca por uma fotografia pura, Ansel Adams retratava o mundo com nitidez

Ansel como influência Albert M. Bender e o fotógrafo Paul Strand, que definiu o modernismo americano na fotografia

por Revista FHOX

anselNascido em  20 de Fevereiro de 1902, em São Francisco, Estados Unidos, Ansel Adams tinha um grande talento musical e aprendeu sozinho a tocar piano. Mas foi na fotografia que ele se destacou.

Aos 14 anos, Ansel visitou o vale do Yosemite. Foi nesta viagem que ele tirou suas primeiras fotografias com uma Kodak nº1 Box Brownie, presente que ganhou de seus pais. Seus registros desse parque, para o qual voltou todos os anos até o final de sua vida, tornaram-se suas imagens mais conhecidas.

Ansel tinha em seu amor pela natureza a principal razão de seu envolvimento com a fotografia. Em 1919, associou-se ao Sierra Club, primeira ONG americana dedicada à preservação do meio ambiente. Foi lá que publicou imagens de sua autoria pela primeira vez, em 1922, e realizou sua primeira mostra individual, em 1928.

ansel-adams-11Ansel Adams

A cada verão, o Sierra Club promovia viagens para Serra Nevada e os registros que Ansel fazia dessas expedições permitia que ganhasse o bastante para sobreviver. Um deles, “Monolith, a Face of Half Dome” (1926), feito no parque Yosemite, constitui uma espécie de marco de seu reconhecimento como fotógrafo. Em 1934, foi eleito diretor do clube, reconhecido como o “artista de Serra Nevada e defensor de Yosemite”.

Entre suas contribuições está, ainda, o auxílio na fundação do primeiro acervo museológico de fotografias no mundo, o do Museu de Arte Moderna de Nova York (MoMA); a criação do sistema zonal, método para predeterminar com precisão o tom de cada parte da cena fotografada na cópia final; e o desenvolvimento do primeiro curso universitário de fotografia, na Escola de Belas-Artes de São Francisco. Muitos de seus livros são apelos em favor da proteção ambiental, como Making a Photograph (1935), My Camera in the National Parks (1950), This Is the American Earth (1960) e Photographs of the Southwest (1976).

Confira algumas fotos de Adams: