Autoral 4 meses atrás | Thalita Monte Santo

Justin Dingwall e sua forma artística de retratar o vitiligo

Para trazer reflexão, de forma artística, o fotógrafo usou pedrarias, olhos de plástico e objetos, que representam como o modelo é constantemente encarado

por Revista FHOX

Em um ensaio onde a pele é o principal foco de atenção, apesar dos objetos em cena, o fotógrafo sul-africano Justin Dingwall retratou o modelo Moostapha Saidi, que possui vitiligo. Nomeada “um assento na mesa”, a série traz uma perspectiva e uma percepção sobre as experiências de Saidi, que convive com a doença desde criança.

Nas imagens, um conjuntos de cores vivas contrastam com a pele dual de Moostapha. Para trazer reflexão, de forma artística, o fotógrafo usou pedrarias, olhos de plástico e objetos, que representam como o modelo é constantemente encarado e como o vitiligo o torna único e raro.

“Eu trabalhei com o velho ditado ‘um assento na mesa’ para representar a ideia de uma oportunidade de ser ouvido, ser visto, ter uma voz e uma opinião, e assim fazer a diferença”, explica o fotógrafo.

Justin Dingwall
Segundo ele, as imagens visam iniciar conversas sobre ideias preconcebidas e percepções baseadas na aparência, e como o que vemos afeta o que pensamos.

Leia também: Fotógrafo cria projeto para falar do movimento skin positivity 

Dingwall diz que durante a concepção do trabalho ele aprendeu sobre sua história e sobre do vitiligo que, “a princípio, foi um desafio e depois se tornou uma fonte de orgulho e confiança”, explica.
Justin Dingwall

Além da pele, o que diz Justin Dingwall

Por causa das manchas, crescer foi uma tarefa difícil para Moostapha, diz Dingwall. Entretanto, hoje em dia as coisas já mudaram.

“Através desses desafios, ele ganhou força e confiança sobre parecer tão diferente. Ele não vê mais seu vitiligo como um obstáculo, mas como algo precioso e único. Espero destacar a beleza na diferença. Nestas imagens, agora é Moostapha quem está olhando de volta para o espectador. Questionando nosso olhar”, relata o fotógrafo.

Justin Dingwall

Justin Dingwall

“Um lugar na mesa” ajudou Saidi a perseguir seu sonho de se tornar um modelo, já que agora ele é contratado por uma das principais agências da África do Sul. Para o ano de 2019, Justin Dingwall planeja criar mais imagens para a série. Ele já tem três novos trabalhos planejados e algumas exposições marcadas na Europa.


Siga o fotógrafo no Instagram e acompanhe seus trabalhos.

O que você achou sobre o ensaio? Conta pra gente, nós queremos saber! Tem algum fotógrafo bacana para nos indicar? Envie sua sugestão para redacao@fhox.com.br ou para thalita@fhox.com.br

Não esqueça de compartilhar esse link com seus amigos. E aproveite para ler outra matérias em nosso site. Acompanhe também nossas redes sociais!

FHOX, tudo sobre fotografia. Tudo o que você quer saber sobre fotografia!