Portfólio 1 mês atrás | Leo Saldanha

Astronauta e fotógrafo colaboram em livro de fotografia documental para mostrar a rotina da Estação Internacional Espacial

Trata-se da primeira iniciativa do tipo, uma colaboração que envolveu o fotógrafo Roland Miller na Terra e o astronauta Paolo Nespoli na ISS (Estação Internacional Especial)

por Revista FHOX

O fotógrafo Roland Miller e o astronauta Paolo Nespoli colaboraram em um projeto fotográfico inusitado. A criação de um livro que mostra a realidade da IIS (Estação Internacional Espacial) da NASA. Os dois já tinham trabalhado juntos anos antes com documentação das viagens espaciais. O resultado desse novo projeto é espetacular. Com fotografias da Terra mostrando oceanos e fenômenos terrestres vistos do espaço. Além disso, tem a realidade da estação com fotos de detalhes lá dentro.

O fotógrafo capturou cenas de dentro da ISS usando o Google Street View para mostrar ao astronauta que cenas ele deveria fazer. Uma espécie de tutorial fotográfico feito remotamente. O fotógrafo indicando os cliques e o astronauta recriando lá na ISS. Os desafios de fotografar no espaço envolvem questões complexas como flash e velocidade e estabilização. O astronauta recebeu a recomendação de fotografar com alta velocidade do obturador. Ele também criou um um estabilizador para poder fotografar com a câmera dentro da estação espacial. Ou seja, Miller passou o roteiro com fotos simuladas no Google Street View (que de fato tem a visualização da ISS) e o Nespoli clicou (mas construiu um sistema de estabilização). Depois as fotos feitas por ele foram enviadas para edição e tratamento de Miller.

 

Para o fotógrafo contar essa história teve vários aspectos fascinantes. Misturando ciência, design e fotografia. O resultado é o primeiro livro da história com uma colaboração tão fantástica. O livro Interior Space está no site Kickstarter de financiamento coletivo e já bateu a meta: Interior Space

 

 

Agora, as fotografias culminaram em um livro de 200 páginas, em cores, intitulado Espaço Interior: Uma Exploração Visual da Estação Espacial Internacional,que já passou sua meta de arrecadação de fundos no Kickstarter e ainda tem 17 dias para ir. Incluídos no próximo tomo estão ensaios de quatro especialistas, as fotografias celestiais, e algumas fotos baseadas na Terra, que Miller tirou separadamente nos centros espaciais Kennedy e Johnson. Essas imagens variam de andaimes obscurecendo um Adaptador de Acasalamento Pressurizado a quadros de perto de um bebedouro potável que posicionam os mostradores e botões lado a lado com adesivos narrando missões anteriores. Com data de publicação de 2 de novembro de 2020, o Espaço Interior lançará o aniversário de 20 anos da habitação humana ininterrupta na ISS.