Portfólio 2 anos atrás | Leo Saldanha

As fantásticas fotos subaquáticas de Anuar Patjane

Fotógrafo e antropologista usa uma câmera compacta sofisticada para criar lindas fotos p&b

por Revista FHOX

DSC17832

A revista Wired destacou recentemente o trabalho do mexicano Anuar Patjane Floriuk (34). Ele fotografa baleias, tubarões e a vida marinha de forma única. A série Underwater Realm levou cinco anos para ser feita e apresenta closes de tubarões, arraias…o resultado é estonteante. Os cliques ocorreram na costa do México, América Central e em Cuba.

Untitled-42

Ele usa alguns acessórios para poder fotografar no fundo do mar (como uma caixa-estanque Nauticam). Nada muito complexo. A câmera usada é uma Sony RX100 (considerada uma das melhores compactas do mundo). Contudo, o enfoque é na simplicidade e leveza. Ele prefere fotos monocromáticas porque vê mais beleza e um apelo de impacto tanto nas fotos de pessoas, quanto animais e natureza.

DSC31642

Patjane já encontrou famílias de baleias e fotografou a cena inesquecível enquanto ouvia o canto das baleias. Ele diz que a técnica é fundamental para ter fotos nítidas e deixa o equipamento ajustado já antes do mergulho (outra vantagem é o peso menor em relação a uma reflex). Aliás, mergulhar e fotografar é uma combinação prazerosa que ele aprecia por oferecer a mesma sensação. Obter sempre novas descobertas e ser surpreendido em cenas desconhecidas.

Tomara que Underwater Realm vire livro.

Além de fotógrafo premiado, Floriuk é também antropologista e vende prints do seu trabalho fotográfico (papel fine art ou Fujifilm). Veja mais aqui. http://www.anuarpatjane.com/