A natureza pode esconder detalhes, cores e formas em todos os lugares. Basta ter um olhar atento e sensível para decifrá-los. E foi pensando em apresentar ao mundo toda essa beleza que surgiu a competição de fotografia da Royal Society of Biology.
Este ano a competição desafiou profissionais a trazerem recortes com o tema Padrões da Natureza. Os 12 vencedores foram apresentados na última quinta-feira (11). As imagens são belíssimas e ricas em cor e traços.
A competição da Royal Society of Biology existe de 2013, e todo ano há um novo tema. Em 2017, o “Mundo Escondido” foi tido como base para que as fotografias fossem feitas. Fotógrafos se esforçaram para mostrar partes da natureza que não conseguimos ver sempre, como o coração de um embrião de um ratinho.
Cinco anos atrás, o tema inaugural foi “Alimentando a Vida” e celebrava os animais em suas refeições. A organização recebeu mais de 2.500 fotos de 900 pessoas para a competição deste ano, intitulada “Padrões na Natureza”, que concedeu um prêmio de Fotógrafo do Ano e Jovem Fotógrafo do Ano.
Leia também: A fotografia noturna e iluminada de Rafael Martins
Jack Olive, 17, foi o jovem que tirou a foto da Lagartixa-leopardo – com padrões visíveis tanto em suas escamas quanto em seus olhos – e que garantiu o primeiro lugar. O outro ganhador foi Roberto Bueno, que procurou por folhas do outono marcadas por refeições das larvas.
Confira as fotografias vencedoras de 2018:











