Animais 2 anos atrás | Redação

Mergulhador capta momento raro de baleias dormindo

O fotógrafo submarino Franco Banfi encontrou as baleias cachalote dormindo no mar do Caribe, perto da República Dominicana

por Revista FHOX

Segundo pesquisadores da Universidade de St Andrew’s, citados pela Revista Galileu, as baleias cachalote são os mamíferos menos dependentes de sono do mundo, usando apenas 7% do seu tempo para o descanso. Mesmo assim, até elas precisam tirar um cochilo de vez em quando – e um fotógrafo teve a sorte de registrar esse raro momento.

baleia-cachalote-3Franco Banfi

Em 2008, pesquisadores já haviam registrado um grupo de baleias cachalote dormindo, o que levou a novas descobertas a respeito do sono destes animais. Recentemente, o fotógrafo submarino Franco Banfi encontrou estas baleias dormindo no mar do Caribe, perto da República Dominicana, e não perdeu a chance de fotografá-las.

Os pesquisadores acreditam que baleias e golfinhos descansem com apenas um dos hemisférios do cérebro por vez, mantendo um olho aberto, comportamento que deve ao fato que muitas vezes os animais podem precisar subir à superfície para respirar ou evitar predadores durante o sono. Porém, imagens capturadas por eles nos últimos anos podem indicar que estes mamíferos também dormem profundamente de vez em quando.